Ciência & Tecnologia

Positivo Informática comemora oito anos à frente do mercado brasileiro de PCs e aumento de 5,8 p.p. de participação no varejo no quarto trimestre




Os principais destaques do quarto trimestre de 2012 (4T12) e de 2012 foram:

  • Vendas de desktops, notebooks e tablets, sob as marcas Positivo e Positivo BGH, registraram 673,8 mil unidades no 4T12. O volume consolidado em 2012 foi de 2,409 milhões de equipamentos.
  • Ampliação da participação no 4T12 consolida o oitavo ano consecutivo de liderança em PCs no Brasil:

– 14,6% no mercado total, crescimento de 0,9 ponto percentual (p.p.) em relação ao terceiro trimestre (3T12);

– 23,7% no mercado de varejo, aumento de 5,8 p.p. na comparação com o 3T12;

– 31,3% no mercado de governo e educação, completando o 25º trimestre consecutivo à frente do segmento;

– 4,5% no mercado corporativo, crescimento de 2,0 p.p. na comparação com o 3T12;

  • Na Argentina, os notebooks Positivo BGH atingem a liderança de mercado no 4T12:

– 16,0% no mercado total de notebooks, crescimento de 1,1 p.p. em relação ao 3T12;

– 25,3% no mercado de governo e educação, aumento de 7,3 p.p. em relação ao 3T12;

  • Receita líquida¹ de R$ 685,6 milhões no 4T12, aumento de 11,0% em relação ao quarto trimestre de 2011 (4T11), e de R$ 2.195,1 milhões em 2012, aumento de 5,6% em relação ao ano anterior;
  • No ano, registrou lucro líquido¹ de R$ 29,8 milhões, crescimento de 20,7% em relação a 2011, e EBITDA¹ de R$ 98,4 milhões, aumento de 39,8% na mesma comparação.

Curitiba, 14 de março de 2013 – A Positivo Informática, maior fabricante de computadores do país e líder no segmento de tecnologia educacional, anuncia hoje seus resultados do quarto trimestre (4T12) e de 2012. As informações financeiras e operacionais são apresentadas em IFRS e em reais (R$), e os dados de market share são da IDC.

No fim de 2012, a Positivo Informática completou o oitavo ano consecutivo de liderança no mercado brasileiro de computadores, com participação de 13,5%, que correspondeu a um avanço de 0,6 p.p. em relação a 2011. Durante o 4T12, a companhia registrou market share de 14,6% no mercado total brasileiro, com vendas 34% e 79% superiores a segunda e terceira colocadas, respectivamente.

No varejo brasileiro, a Positivo Informática acumulou seu oitavo ano consecutivo de liderança, registrando 20,6% de market share em 2012, ganho de 1,0 p.p. em relação a 2011. A companhia obteve maiores ganhos de participação no 4T12, quando registrou market share de 23,7%, crescimento de 5,8 p.p. em relação ao 3T12. Desta forma, aumentou a distância em relação às principais concorrentes, com vendas 57,3% e 156,0% superiores a segunda e terceira colocadas, respectivamente. O aumento de participação no 4T12 foi verificado em desktops e em notebooks, com liderança da companhia em ambas as categorias, com fatias de 28,7% e de 22,4%, respectivamente, tendo apresentado ganhos de 5,6 p.p. e de 5,8 p.p. em relação ao 3T12, na mesma ordem.

No mercado de governo e educação, a companhia foi líder no Brasil com market share de 36,1% em 2012, superior à soma das participações da segunda e terceira colocadas. O 4T12 representou o 25º trimestre consecutivo de liderança da companhia no segmento, com participação de 31,3%. Já no corporativo, registrou market share de 3,0% em 2012. No 4T12, a companhia aumentou em 2,0 p.p. sua participação no segmento em relação ao 3T12, atingindo 4,5%. O resultado decorreu do bom desempenho das vendas para o segmento de pequenas e médias empresas, em que a companhia tem investido.

Na Argentina, os notebooks Positivo BGH encerraram 2012 na vice-liderança, com participação de 15,4%. No entanto, no 4T12, a marca alcançou a liderança do mercado total de notebooks, com participação de 16,0%, crescimento de 1,1 p.p. em relação ao 3T12. Os equipamentos Positivo BGH também lideraram o varejo de notebooks em 2012, com market share de 19,6%, crescimento de 10,2 p.p. em relação a 2011. Considerando o 4T12, a participação dos notebooks Positivo BGH foi de 11,8% no canal, figurando na segunda colocação do ranking. Os notebooks Positivo BGH também ocuparam a primeira posição no mercado de governo e educação na Argentina no ano passado, com participação de 21,2%. No 4T12, esta liderança foi ampliada para uma fatia de 25,3% do segmento, crescimento de 7,3 p.p. em relação ao 3T12.

Volume, receitas, lucro e EBITDA

As vendas de desktops, notebooks e tablets das marcas Positivo e Positivo BGH registraram 673,8 mil unidades no 4T12, sendo 605,6 mil PCs e 68,2 mil tablets. Em 2012, o volume consolidado de hardware registrou 2,409 milhões de equipamentos, entre eles 2,306 milhões de PCs e 103 mil tablets. Foram entregues 2,194 milhões de unidades no Brasil e outras 214 mil na Argentina. No varejo, as vendas totalizaram 521,1 mil equipamentos no 4T12, sendo 489,0 mil PCs e 32,2 mil tablets. Em 2012, as vendas ao varejo cresceram 9,0%, alcançando 1,810 milhão de equipamentos.

A receita bruta totalizou R$ 757,4 milhões no 4T12, crescimento de 11,2% em relação ao 4T11, impulsionado pela maior receita com tablets e com novas frentes de negócio, como jogos, celulares e publicidade on-line. Em 2012, a receita bruta registrou R$ 2.428,2 milhões, crescimento de 4,1% em relação a 2011. Já a receita líquida registrada no 4T12 foi de R$ 685,6 milhões, crescimento de 11,0% em relação ao 4T11, em linha com a variação da receita bruta. Em 2012, a receita líquida registrou R$ 2.195,1 milhões, crescimento de 5,6% na comparação com o ano anterior.

O lucro bruto totalizou R$ 171,1 milhões no 4T12, crescimentos de 5,1% e de 44,9% em relação ao 4T11 e ao 3T12, respectivamente. A margem bruta registrou 25,0%, aumento de 2,6 p.p. em relação ao 3T12. No ano, o lucro bruto foi de R$ 539,4 milhões, aumento de 7,3% na comparação com 2011, acompanhado de margem bruta de 24,6%. Já o lucro líquido foi de R$ 12,3 milhões no 4T12, crescimento de 123,9% na comparação com o 3T12. O resultado contábil de 2012 foi positivo em R$ 30,2 milhões.

O EBITDA registrou R$ 36,2 milhões no 4T12, acompanhado de margem EBITDA de 5,3%. No ano, o EBITDA totalizou R$ 98,4 milhões, com margem EBITDA de 4,5%.

Estimativas para o mercado brasileiro

Recentemente, a IDC realizou uma ampla revisão de suas projeções de crescimento do mercado brasileiro, incorporando premissas macroeconômicas e setoriais mais conservadoras. Em suma, a consultoria antevê um mercado de computadores estabilizado, com crescimento liderado pelo canal varejista, acompanhado de uma forte expansão da venda de dispositivos móveis, como tablets e smartphones. Esta visão está em consonância com a estratégia recentemente adotada pela Positivo Informática de explorar sua exposição ao varejo e de ingressar nos mercados de tablets e de telefones celulares.

Computadores: Para o mercado total, a taxa de crescimento anual composta (“CAGR”) estimada de 2012 a 2017 é de 0,9%, que faria com que o mercado atingisse 16,2 milhões de PCs no último ano projetado. Especificamente para varejo, a consultoria prevê um desempenho superior à média do mercado, com um CAGR de 3,5% para o mesmo período, alcançando 57,0% do total das vendas de PCs no país em 2017.

Tablets: Esse mercado está em fase de maturação no Brasil, com volumes em crescimento exponencial. Em 2012, cresceu 171% em relação a 2011. A IDC espera um CAGR de 29,5% para os próximos cinco anos, alcançando 11,4 milhões de unidades em 2017.

Telefones celulares: Compõem um mercado em crescimento moderado, quando analisado de forma consolidada, ou seja, somando-se os aparelhos convencionais (“feature phones”) com os smartphones. A IDC espera um CAGR de 9,2% de 2012 a 2017, quando o volume total atingiria 92,4 milhões de unidades no país. A consultoria espera uma rápida migração para a categoria de smartphones, cujo CAGR projetado para o mesmo período é de 32,9%. Em 2017, os smartphones representariam 71,7% dos telefones celulares vendidos no Brasil, de acordo com a consultoria.

A seguir, estão destacadas as previsões da IDC para cada produto, em milhões de unidades.

Produto

Volume em 2012

Volume estimado para 2017

CAGR 2012-2017

Desktops – Mercado Total

6,6

3,7

-10,9%

Notebooks – Mercado Total

8,9

12,5

7,0%

PCs – Mercado Total

15,5

16,2

0,9%

Desktops – Mercado Varejo

1,7

0,9

-10,6%

Notebooks – Mercado Varejo

6,2

8,3

6,2%

PCs – Mercado Varejo

7,8

9,3

3,5%

Tablets

3,1

11,4

29,5%

Feature Phones

43,5

26,1

-9,7%

Smartphones

16,0

66,3

32,9%

Celulares – Mercado Total

59,5

92,4

9,2%

¹O Ajuste pela Subvenção para Investimentos:

Os números referentes às contas de receita líquida, lucro e EBITDA foram ajustados neste documento. A estas contas foi somada a parcela referente à subvenção para investimentos que foi contabilizada como passivo circulante e que será reconhecida no resultado à medida que os investimentos obrigatórios em P&D relativos a esse montante sejam amortizados. O intuito desse ajuste é comunicar ao investidor como seriam os resultados considerando a totalidade da subvenção para investimentos incorrida no período.

Sobre a Positivo Informática

A Positivo Informática (BM&FBOVESPA: POSI3), maior fabricante brasileira de computadores, é líder de mercado há oito anos consecutivos e tem destacada presença na Argentina. Emprega mais de 4,8 mil colaboradores em suas fábricas no Brasil, localizadas em Curitiba (PR), Manaus (AM) e Ilhéus (BA), e na Argentina, na Terra do Fogo. Integram seu portfólio de produtos desktops, notebooks, ultrabooks, tablets, smartphones e celulares. Também investe em serviços e conteúdos – prioritariamente em língua portuguesa – para agregar valor aos equipamentos da marca. Presença em cerca de 9,4 mil pontos de venda no Brasil e mais 1,9 mil na Argentina. Líder também na área de tecnologia educacional, com soluções em cerca de 8,8 mil escolas públicas, 2,3 mil escolas particulares, mais de 3 mil pontos de venda no varejo em todo o Brasil e exportação para mais de 40 países. Mais informações disponíveis em www.positivoinformatica.com.br

Contatos para a imprensa:

Positivo Informática – Relações com a imprensa

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Jaqueline Oliveira: [email protected] – (41) 3316-7891

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Equipe de atendimento na Rosa Arrais Comunicação

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Rosa Arrais: [email protected] – (11) 99931-7378

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