Brasil Notícias

Racionamento chega ao fim no Grande Recife

[mp_script_post_header]
Brasil247

PE247 ” O Governo do Estado anunciou o fim do racionamento de água na em mais de 80 bairros do Recife e em três do município de Jaboatão dos Guararapes, no Sul da Região Metropolitana. Isso porque as fortes chuvas que caíram na última sexta (17) aumentaram a capacidade de armazenamento de água nas barragens que abastecem esses locais. A barragem de Pirapama, por exemplo, a principal que abastece a RMR, atingiu 42% de sua capacidade. O fim do racionamento, anunciado para esta segunda-feira (20) irá beneficiar 1,3 milhão de pessoas.

“Registramos o acúmulo de mais de 13 milhões de metros cúbicos de água das nossas barragens de Pirapama, Tapacurá, Alto do Céu e Gurjaú, o que possibilitou o anúncio do fim do racionamento”, declarou o governador Eduardo Campos (PSB) em entrevista coletiva (19), realizada neste domingo. A expectativa do governo é que todas as residências da RMR estejam com suas situações regularizadas nesta segunda-feira .

O volume de chuvas da última sexta-feira foi tão grande que, das 5h às 9h, chegou aos 110 milímetros (mm) na RMR, o que representou 47% da média mensal (320 mm). Em consequência, a barragem de Pirapama, que abastece 30% da RMR e possui um volume máximo de 60.880,246 metros cúbicos (m³), atingiu de 25.333, 838 m³, ou seja, 42% de sua capacidade. Em decorrência da seca, considerada a maior dos últimos 50 anos da Região Nordeste, a barragem havia atingido 13% de sua capacidade no mês passado.

 



Talvez você também goste