30°C 16°C

São Paulo, SP

28°C 14°C

Curitiba, PR

27°C 16°C

Belo Horizonte, MG

34°C 16°C

Rio de Janeiro, RJ

34°C 18°C

Porto Alegre, RS

30°C 26°C

Salvador, BA

Terça-feira, 13 de Março de 2018 - 17h11

WhatsApp terá ferramenta de alerta de spam

Publieditorial

Foto: Reprodução/Divulgação

 

O WhatsApp está entre nós desde 2009. Na época, os smartphones ainda engatinhavam no Brasil – assim como o Facebook, que disputava atenção com o finado e saudoso Orkut. A partir de 2012, o mensageiro ganhou o coração dos brasileiros e, desde então, está sempre na lista de aplicativos mais baixados do país.

 

Segundo a companhia, em dados divulgados em 2017, o app de mensagens instantâneas chegou a bater os 120 milhões de usuários ativos – número o qual só tende a crescer. Contudo, quanto maior a fama, maiores são os problemas.

 

LEIA MAIS

+ Tinder volta a ser alvo de ataques de hackers
+ Golpe no WhatsApp promete conta gratuita no Spotify
+ Qual é o principal vírus de computador e celular do Brasil?
+ Segurança em família: Facebook cria opção de 'conversa para crianças'

 

A ferramenta de conversas é sempre alvo de hackers. Por meio dela, eles compartilham falsas promoções e campanhas no intuito de fazer o usuário clicar, baixar, repassar links maliciosos cujo propósito é contaminá-lo com vírus ou ter acesso aos dados pessoais dele. Fora isso, o mensageiro também é usado para movimentar o circuito de Fake News (falsas notícias), um pesadelo o qual tem influenciado negativamente a sociedade.

 

Contra-ataque

A fim de combater as correntes de spam, golpes e boatos maldosos, o WhatsApp tem testado um novo recurso para impedir este tipo de propagação.

 

De acordo com os sites WhatsAppen e WABetaInfo, um alerta surgirá à tela de quem escrever e de quem receber o conteúdo repetitivo: “Uma mensagem que você está repassando foi encaminhada inúmeras vezes”. Desta forma, o aplicativo indicará a possibilidade do texto/vídeo/áudio/link/imagem ser spam ou um golpe.

 

Os testes seguem em sigilo, tanto que o WhatsApp ainda não pronunciou-se sobre o assunto. A expectativa é que a ferramenta chegue acompanhada de alguma atualização surpresa -- o mais rápido possível.

 

Foto: Reprodução/Divulgação

 

Tem alguma dúvida sobre segurança digital? Envie-nos um e-mail para: [email protected]

 

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças online mais recentes. Para mais informações, acesse o site: http://www.mcafee.com/br.

 




publicidade:

publicidade:

publicidade: