Games Tecnologia

Relembre os 5 melhores jogos de 'Star Wars'

O sétimo filme da franquia Star Wars, O Despertar da Força, estreia em dezembro deste ano, um mês depois da chegada do novo game Battlefront. E a enorme expectativa criada em torno do longa-metragem mostra que a saga criada por George Lucas é, de fato, um fenômeno. Mas não apenas nos cinemas: Star Wars também tem um ótimo histórico nos videogames. Entre versões para PCs, consoles e dispositivos móveis, foram mais de 100 títulos lançados a partir da década de 1980. Para esta lista, separamos os cinco melhores deles. Confira.

Star Wars Battlefront II

O jogador podia escolher entre lutar pelo lado do bem ou pelo lado do mal

O jogador podia escolher entre lutar pelo lado do bem ou pelo lado do mal

Foto: LucasArts / Divulgação

O primeiro game da série Battlefront, lançado em 2004, marcou época por ser a primeira representação mais fiel das guerras entre soldados do bem e do mal. O jogador podia escolher em que exército preferia jogar e ainda tinha a opção de “viajar” entre eras, lutando as guerras da trilogia original, do Império contra os Rebeldes, ou da nova trilogia, da República contra a Confederação dos Sistemas Independentes (CIS, na sigla em inglês). Limitadas ao combate em solo, essas batalhas foram levadas ao espaço em Battlefront II, de 2005, que consegue ser ainda melhor do que o primeiro. Além de deixar o jogador controlar veículos terrestres – que davam uma bela vantagem no combate -, a sequência do original também os deixava pilotar naves em lutas espaciais. Por sinal, as lutas, tanto na terra quando no céu, só terminavam quando a base inimiga era conquistada ou quando o contador de soldados zerava. Os dois Battlefronts saíram para o primeiro Xbox, para o PS2 e para os PCs.

LEGO Star Wars: The Complete Saga

Apesar do visual um pouco infantil, LEGO Star Wars é um ótimo game

Apesar do visual um pouco infantil, LEGO Star Wars é um ótimo game

Foto: LucasArts / Divulgação

Pode até parecer brincadeira, mas o jogo de aventura que recria o universo de Star Wars apenas com pecinhas de LEGO é ótimo. Passando pela história dos seis filmes, o game oferece mais de 150 personagens jogáveis, um modo história cooperativo (para até dois jogadores) muito divertido e inúmeros itens secretos que liberam novos recursos, como veículos. Um conjunto memorável, que forma aquele que foi considerado o 23° melhor jogo da história pelo Guiness, o livro dos recordes. LEGO Star Wars: The Complete Saga saiu em 2007 para Xbox 360, Wii, DS e PS3 e, nos anos seguintes, ganhou versões para PC, Android e iOS.

Star Wars: Knights of the Old Republic

A história do jogo se passa 4.000 anos antes da ascensão do Império Galáctico

A história do jogo se passa 4.000 anos antes da ascensão do Império Galáctico

Foto: LucasArts / Divulgação

Um tanto mais sério, Knights of the Old Republic é até hoje aclamado como um dos jogos mais influentes da história de Star Wars. . A trama deste RPG, desenvolvido pelo estúdio BioWare (o mesmo de Mass Effect), se passa 4.000 anos antes dos acontecimentos dos filmes, e tem como principal antagonista o lorde Sith Darth Malak, que planeja derrubar a República. No papel de um Jedi, o jogador precisa interromper os planos do vilão enquanto explora a galáxia de Star Wars e conhece diversos novos personagens. O grande diferencial do game é que não é preciso ser um protagonista bonzinho: o jogador precisa fazer escolhas no decorrer da história, e se torna bom ou mau de acordo com as opções selecionadas. Há inclusive dois tipos de finais possíveis: um para o jogador que optar por ser um Jedi e outro para o jogador Sith. Knights of The Old Republic saiu em 2003 para Xbox e PC e ainda ganhou uma ótima sequência, Knights of The Old Republic II: The Sith Lords, em 2005.

Star Wars: The Force Unleashed

O protagonista do game é Starkiller, o aprendiz secreto de Darth Vader

O protagonista do game é Starkiller, o aprendiz secreto de Darth Vader

Foto: LucasArts / Divulgação

Um pouco mais recente, The Force Unleashed mostra um pouco do que acontece entre o terceiro e o quarto filmes da franquia. O jogador controla Starkiller, um filho de dois Jedis e aprendiz secreto do vilão Darth Vader. As missões inicialmente giram em torno de eliminar outros Jedis pela galáxia, tudo enquanto seu mestre coloca em ação um plano para matar e tomar o lugar do Lorde Sith e vilão-mor Palpatine. O jogo tem como grandes diferenciais os ambientes totalmente destrutíveis, os combates e os inimigos que aprendem a lidar com as estratégias de luta boladas pelo jogador. No Wii, os controles também são um destaque: com alguns gestos feitos, os joysticks movem o sabre de luz e ainda ativam poderes da força, fazendo com que o jogador se sinta praticamente um Jedi (ou Sith). The Force Unleashed saiu em 2008 para Xbox 360, Wii, DS, PS2 e PS3 e em 2009 para PCs.

Star Wars: Republic Commando


O jogo coloca você no comando de um esquadrão de elite da República

O jogo coloca você no comando de um esquadrão de elite da República

Foto: LucasArts / Divulgação

Por fim, na linha de Battlefront, o jogo de tiro Republic Commando coloca o jogador no papel de quatro soldados clones do exército da República. Mas nada de batalhas monumentais como as do outro game: este aqui é bem mais tático. Os personagens controlados são parte de um esquadrão de elite, e precisam cumprir missões pontuais que podem definir os rumos da guerra. Cada um dos soldados tem uma habilidade especial, e é preciso alternar entre eles e dar ordens a cada um para conseguir atingir os objetivos. O game saiu em 2005 para Xbox e PCs.


Talvez você também goste