Ciência & Tecnologia

Intel Security apresenta dicas de segurança no Dia Mundial da Senha




No dia 07 de maio é comemorado o Dia Mundial da Senha. Pelo terceiro ano consecutivo a Intel Security convida as empresas e os consumidores a refletirem sobre a importância das senhas em suas vidas e apresenta dicas para torná-las mais seguras. Na página Passwordday.org, os usuários poderão encontrar conteúdo social educativo, divertido e envolvente, além de diversas dicas de segurança da Intel Security.

No ano passado, mais de 600 organizações em 85 países participaram do Dia Mundial da Senha com o intuito de promover melhores hábitos de segurança entre os usuários.

Thiago Hyppolito, engenheiro de produtos da Intel Security, comenta que a senha ideal deve ser longa e conter números, símbolos, letras maiúsculas e minúsculas, além de ser de uso exclusivo para cada serviço. “Tantas senhas diferentes acabam nos confundindo e fica impossível memorizar todas. Para piorar, se um serviço estiver comprometido, as senhas se tornam inúteis”, comenta Hyppolito.

Por esses motivos, o setor de segurança da informação está em busca de novas soluções de autenticação que possam substituir o uso das senhas. Dentre as novidades que são pesquisadas no setor destacam-se as que usam a biometria como forma de autenticação de identidade.

Recentemente a Intel Security lançou o True Key™. O aplicativo sugere senhas mais fortes para substituir as já existentes, memoriza as senhas e conecta o usuário instantaneamente em suas contas, além de permitir adicionar camadas extras de proteção para cada serviço. É possível personalizar quais sites precisam de mais segurança e adicionar fatores de autenticação como reconhecimento facial, impressão digital ou configurações que funcionam apenas nos dispositivos de propriedade do usuário. Quando mais camadas de segurança forem adicionadas, mais seguro o True Key se torna.

Veja abaixo algumas dicas da Intel Security para ter senhas mais seguras:

Use senhas fortes. Não use apenas palavras como senhas, as senhas seguras devem ter, pelo menos, oito caracteres. Use uma combinação de números, símbolos e letras maiúsculas e minúsculas para efeitos melhores. Nunca compartilhe as senhas e evite usar combinações fáceis de se descobrir como nomes da família, animais, números de telefone, datas de nascimento, etc.

Altere as senhas algumas vezes ao ano. Apesar de ser fácil de definir uma nova combinação e esquecê-la, é extremamente importante atualizar as senhas regularmente, de preferência a cada três ou seis meses. Aqueles que deixam de atualizá-las podem ficar expostos a ataques cibernéticos por períodos prolongados. E nada de usar a mesma senha em todos os serviços, cada conta deve ter uma senha exclusiva.

“Os usuários devem cuidar das senhas como cuidam de suas escovas de dentes, não devem compartilhá-las com ninguém e devem trocá-las após alguns meses de uso. Para suprir a necessidade de ter de se lembrar de dezenas de senhas diferentes é altamente recomendável o uso de um gerenciador de senhas”, explica Hyppolito.

Fique atento a violações. Se souber que alguma empresa foi atacada por hackers ou notar algum defeito de segurança nos sites que utiliza, faça alguma coisa. Se você é ou já foi cliente da empresa afetada, é sempre uma boa ideia alterar sua senha o mais breve possível.

Continua após a publicidade..