Ciência & Tecnologia

Dê um upgrade na sua casa com a automação residencial




Colocar mais tecnologia na sua casa pode ser uma ótima opção quando o assunto é segurança, comodidade e facilidade. Com o uso de dispositivos eletrônicos modernos é possível controlar a maioria dos aparelhos eletrônicos de casa pelo computador e até mesmo pelo celular.

As inovações domésticas estão se tornando mais comum nas casas brasileiras. “Nos últimos quatro anos, triplicou o número de empresas no mercado de automação residencial”, comenta o engenheiro José Roberto Muratori, diretor executivo da Aureside (Associação Brasileira de Automação Residencial).

Por se tratar de um mercado novo, o potencial de benefícios para o consumidor vem se ampliando. “Num primeiro momento, as pessoas buscam segurança, conforto e entretenimento basicamente”, explica Muratori. “No entanto, a busca por eficiência energética, redução de custos de manutenção e operação de nossas casas e condomínios está crescendo”, acrescenta. Alem disso, tem aumentado a procura por equipamentos que possam proporcionar uma vida mais segura e independente para pessoas idosas, doentes ou com deficiências.

Os serviços vão desde um simples controle remoto que permite ligar uma luz até um complexo sistemas controlado pela internet. “Com o surgimento dos tablets e smartphones, as possibilidades se tornaram muito mais amplas, pois você não fica limitado a controlar os sistemas de sua casa estando dentro dela”, explica o engenheiro.

Veja o que você pode montar na sua casa para obter segurança, conforto e praticidade.

Segurança
Para ganhar mais segurança na sua casa, você pode instalar um sistema de detecção de fumaça e fogo. O sistema pode ligar para seu celular, do seu vizinho ou para o corpo de bombeiros informando o endereço e o que esta acontecendo.

Existe também a opção de abertura e fechamento das portas e portões remotamente por um smartphone. Ou a utilização de uma fechadura com leitor biométrico, que só dá acesso a determinados cômodos da residência para as pessoas autorizadas.

As câmeras de segurança, presentes a mais tempo nos ambientes domésticos e comerciais, também se sofisticaram. Com wi-fi, podem ser controladas via internet remotamente de qualquer lugar.

Iluminação
Um sistema de iluminação eletrônico pode ser eficiente e econômico. Em alguns casos, basta você dar o comando no aparelho móvel para acender as luzes da casa toda, criando ambientes com iluminação específica (jantar, festa, filme, etc.). Outra opção é utilizar sensores para acionamento automático.

Áudio e vídeo
Você pode ganhar entretenimento em sua casa com automação de zonas de som ambiente em diferentes cômodos. Com caixas de som posicionadas, elas reproduzem sons ambiente, podendo escolher a melhor música para cada situação.

Ainda é possível integrar todos os comandos de áudio e vídeo (DVD, TV, CD player, videokê, iPod etc.). Com o controle do sistema de home-theater, você escolhe o que deseja fazer que as outras funções se ajustam sozinhas.

Climatização
Com um comando no aquecedor ou ar-condicionado, você pode marcar horários definidos e desligá-los depois de certo tempo, ou depois que o ambiente atingir certa temperatura.

Controle de cortinas
Com o acionamento remoto você pode abrir e fechar cortinas, definir posições e ajustar a iluminação da casa.

Continua após a publicidade..