Ciência & Tecnologia

Jogadores do Twitch lideram marcha online para transmissão de vídeo ao vivo




A Amazon.com acompanhou a evolução do Twitch de uma startup até uma das propriedades de mídia mais quentes da Internet. Na segunda-feira, a companhia anunciou uma aquisição de quase 1 bilhão de dólares para entrar numa das arenas online que crescem mais rapidamente: transmissão ao vivo.

A aposta de 970 milhões de dólares da Amazon –a maior em sua história– destaca como uma base leal e que cresce rapidamente de seguidores de transmissão ao vivo chamou a atenção de grandes marcas. Alguns acreditam que transmissão interativa e ao vivo, no que o Twitch é pioneiro, é a nova fronteira de vídeo online.

Ethan Kurzweil da Bessemer Ventures admitiu na segunda-feira que, ao explicar inicialmente o Twitch para pessoas, tinha como resposta olhares perplexos. A startup de San Francisco permite que pessoas transmitam, ao vivo, os games que jogam ao mesmo tempo que respondem à torcida, às dicas e às considerações aleatórias de espectadores online em tempo real.

Em três anos, o Twitch se tornou o quarto maior produtor norte-americano de picos de tráfego na Internet, à frente do Facebook e do Hulu, segundo Bessemer, um apoiador.

“É uma audiência cativa, e leal”, disse Adam Shlachter, chefe de ativação de mídia da agência de marketing DigitasLBi. “Onde há pesoas que pensam similarmente … todas agregadas em um lugar, meio que presas em volta da mesma coisa e participando das mesmas experiências, isso oferece um ambiente realmente único para se direcionar (anúncios) contra”.

A transmissão ao vivo atrai seguidores em parte devido ao seu imediatismo: fãs enviam mensagens às suas personalidades favoritas e podem evocar uma resposta durante uma transmissão ao vivo. O Twitch e outras redes de transmissão ao vivo como a Livestream também atendem nichos, contando com conteúdo como esportes incomuns a videogames que mídias populares evitam.

O Twitch teve 55 milhões de espectadores mensais em julho, alta de cerca de 45 por cento sobre um ano antes. O crescimento chamou a atenção de anunciantes, que viram uma chance de alcançar espectadores mais jovens que assistem menos televisão.

A maioria dos milhares que fazem transmissões ao vivo no Twitch são apenas jogadores. Alguns contam com centenas de milhares de seguidores e ganham uma fatia da receita de publicidade de marcas como a Mountain Dew, da PepsiCo, e da Warner Bros, da Time Warner.

(Por Malathi Nayak e Lisa Richwine)

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