Finanças Pessoais

Como calcular os juros da máquina de cartão no parcelado




Como calcular os juros da máquina de cartão no parcelado - 1

Quem trabalha com comércio precisa entender como calcular os juros da máquina de cartão no parcelado. Quando uma venda é feita com a maquininha, cada rede aplica taxas próprias sobre o valor da operação no débito e no crédito.

Portanto, antes mesmo de adquirir uma máquina, já é possível comparar e consultar as taxas para descobrir qual valor irá receber. Isso ajuda a estipular preços, conhecer a sua margem de lucro e ter uma noção da quantia que fica com a operadora. Além disso, aplicativos das redes de cartão também incluem calculadoras para simular cada venda.

Quais são as taxas das máquinas de cartão?

Antes de calcular, é importante saber quais são as taxas e juros aplicados em uma transação por máquina de cartão. Existem taxas diferentes para compras no débito, crédito à vista, crédito parcelado com juros, parcelado sem juros ou crediário. A menor das tarifas sempre é a de compras no débito; por isso, é comum encontrar estabelecimentos que oferecem um valor reduzido para pagamentos à vista.


Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.

No caso do parcelamento, existem as opções em que os juros são pagos pelo cliente (compra com juros), pelo próprio estabelecimento (compra sem juros), ou dividido entre ambos (compra com juros a partir de um número de parcelas). Dessa forma, as compras parceladas incluem cobrança de taxa no momento da operação e uma tarifa adicional sobre cada parcela.

Por fim, ainda existe uma variação de juros para receber o dinheiro. Nas compras parceladas, cada rede de cartão inclui tarifas para receber o valor no momento da transação ou em até 30 dias depois.

Como calcular os juros da máquina de cartão

Para calcular qual será o valor recebido após a cobrança de juros, é necessário descobrir quais são as taxas aplicadas pela sua máquina. Em seguida, calcule essa porcentagem com relação ao valor e subtraia para descobrir o resultado líquido da venda. No caso das compras parceladas, é necessário aplicar a taxa de operação no crédito e as porcentagens de juros por cada parcela.

A conta pode parecer complicada, mas não se preocupe: as principais operadoras de máquinas de cartão oferecem uma calculadora própria para simular as suas vendas. A Rede (Android | iOS), PagSeguro (Android | iOS) e Mercado Pago (Android | iOS), por exemplo, incluem um simulador de vendas nos respectivos aplicativos. Você só precisa informar o valor, escolher a forma de pagamento e conferir o resultado.

Como calcular os juros da máquina de cartão no parcelado - 2
Operadoras como o SafraPay incluem um simulador para calcular os juros da máquina de cartão no parcelado (Captura de tela: André Magalhães)

Caso ainda não tenha uma máquina e esteja na fase de pesquisa, algumas empresas disponibilizam simuladores próprios em seus sites. É o caso de Cielo (Web), PagSeguro (Web) e SafraPay (Web). Insira os valores e calcule o resultado instantaneamente.

Há, ainda, sites independentes que podem fazer essa conta. Com o Calculadora de Taxas (Web), é possível filtrar entre diferentes modelos de máquinas, visualizar os juros e ainda fazer as simulações necessárias.

Taxas de juros de máquinas de cartão

Máquina Taxa de débito à vista Taxa de crédito à vista Taxa de crédito parcelado
Cielo Flash 1,99% 4,49% 4,49% + 2,99% por parcela
GetNet 1,89% 4,89% 6,62% (duas parcelas) a 19,7% (12 parcelas)
Maquininha PagSeguro 1,99% 4,99% (recebendo na hora) 5,59% + 1,41% por parcela (recebendo na hora)
Mercado Pago Point 1,99% 4,74% (recebendo na hora) 5,31% + taxa de parcelamento (recebendo na hora)
Rede 1,99% 3,49% 3,49% + 1,99% por parcela
SafraPay 1,68% 3,45% de 6,95% (duas parcelas) a 14,95% (12 parcelas)
Stone GigaTon 1,79% 3,69% de 5,99% (duas parcelas) a 13,49% (12 parcelas)

Vale a pena ressaltar que a tabela foi feita usando apenas alguns modelos de máquinas. Empresas podem disponibilizar mais de um tipo de aparelho, com valores diferentes para o aluguel e para os juros. Portanto, para aprofundar a sua pesquisa, é recomendável ver as opções oferecidas nos sites de cada operadora.

Por fim, quem possui uma máquina de cartão ainda pode oferecer pagamentos pelo Pix, através de QR Code no leitor. Esse recurso traz uma grande vantagem aos comerciantes, pois não há cobrança de taxas pela operadora. Para o cliente, há também a opção de parcelar o Pix, mas é necessário prestar atenção nas taxas de cada banco.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..