Comportamento

Por que a Torre de Pisa nunca caiu?




Por que a Torre de Pisa nunca caiu? - 1

A Torre de Pisa é internacionalmente famosa pelo seu ângulo visualmente impressionante, que faz qualquer turista pensar: porque esse curioso campanário nunca caiu? A história da construção e preservação do monumento italiano é mais complexa e longa do que você imagina, e envolve geologia, guerra e muitos planos infalíveis.

Com aproximadamente 57 metros de altura, a estrutura é, na verdade, a torre do sino da Catedral de Piazza del Duomo, e começou a ser construída há quase um milênio. Nos anos 1990, ela chegou a entortar até o ângulo de 5,44°, quase o máximo previsto antes de inevitavelmente cair — 5,5º. Em 2008, um projeto de engenharia conseguiu devolver a construção ao ângulo de 3,99°, para o alívio dos italianos. Mas não foi a primeira tentativa.

A história da Torre de Pisa

O projeto teve sua construção iniciada em 1173 d.C., na República Marítima de Pisa, séculos antes da unificação italiana. Na época, os engenheiros acreditavam que uma fundação de apenas três metros bastaria, mesmo com o terreno fofo composto de lama, argila e areia molhada. Após apenas cinco anos de trabalho, a terra pantanosa de Pisa começou a engolir lentamente a fundação no lado sul da torre, iniciando a inclinação.


Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

A essa altura, havia poucos andares prontos, e, caso a construção houvesse continuado, certamente a estrutura cairia. Para a sorte (ou azar) dos construtores, Pisa entrou em uma sequência de guerras e batalhas contra outras repúblicas e principados italianos, como Gênova, Lucca e Florença, eventos que durariam décadas. O projeto só foi retomado em 1272 d.C., e, nessa época, o solo já havia assentado o bastante para suportar mais andares.

À medida que subia, no entanto, a inclinação da torre ficava mais evidente, e algumas adaptações foram feitas. As paredes do lado sul foram levantadas mais alto do que as do norte, tentando compensar o peso — no andar mais alto, há seis degraus no lado sul, e apenas quatro no norte. Por isso, a Torre de Pisa é levemente curvada, embora não consigamos ver isso muito bem a olho nu. Você pode conferir um histórico das tentativas de mudar a inclinação no vídeo acima (ative as legendas em português).

Alguns esforços para consertar o ângulo da torre apenas pioraram a situação, como a tentativa de injetar concreto sob o solo e de cavar uma trincheira ao redor para investigar melhor a fundação e a composição do solo. O problema só foi resolvido quando contrapesos foram adicionados à base junto a cordas para puxar a construção de volta, mas, claro, garantindo que o aspecto torto icônico fosse mantido — ninguém, no final das contas, quer que o ponto turístico fique “normal”.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..