Comportamento

Por que é mais difícil 'levantar da cama' durante o inverno?




Foto: Reprodução/Divulgação

O inverno, a estação mais fria do ano, começa no dia 21 de junho e é comum nessa época sentirmos mais sono. Isso tem a ver com a diminuição da luminosidade, já que os dias são mais curtos e as noites mais longas. A melatonina, hormônio que induz ao sono, é estimulada pela escuridão. Como escurece mais rápido nesta estação, há uma maior produção de melatonina.

Além disso, no clima frio, a temperatura do corpo fica mais baixa, o metabolismo fica menos acelerado e, agasalhados no conforto do lar, é normal sentir mais sono e vontade de ficar na cama. Para produzir mais calor, o corpo também precisa de mais fonte de energia, por isso as pessoas acabam ingerindo comidas mais pesadas para suprir essa necessidade, fator que também aumenta o sono.

Para a consultora do sono da Duoflex, Renata Federighi, mesmo com essas alterações, não significa que precisamos de mais horas dormindo.

Abaixo, a especialista lista algumas dicas para ajudar a manter o padrão sem comprometer o sono durante o inverno. Confira:


Atenção à postura

A postura correta ao dormir, associada ao uso do travesseiro correto, é imprescindível para um repouso de qualidade.


Ambiente escuro

Mantenha o ambiente escuro. A claridade interfere na produção da melatonina. Evite atividades que atrapalhem um sono profundo, como assistir TV deitado na cama, utilizar o computador ou ficar horas no celular. A luminosidade emitida por esses aparelhos também pode interferir na qualidade do sono.


Exposição solar

A dica é tomar sol pela manhã, para aumentar a produção de serotonina.


Alimentos leves

Alimente-se até três horas antes de ir para a cama e dê preferência a alimentos leves.


Atividades relaxantes

Até três ou quatro horas antes de deitar faça alguns movimentos tranquilos de alongamento, eles ajudam a aquecer e relaxar a musculatura.

Continua após a publicidade..