Saúde & Bem-estar

Aparelho brasileiro diz idade de bebê prematuro e tem investimento do Bill Gates




Aparelho brasileiro diz idade de bebê prematuro e tem investimento do Bill Gates - 1

Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais criaram um aparelho que consegue dizer a idade de bebês prematuros e, assim, ajudar a entender quais cuidados são necessários logo após o parto. A tecnologia, chamada de Preemie-Test, chegou a atrair a atenção — e o investimento — de Bill Gates.

O aparelho utiliza uma tecnologia à base de luz de LED para determinar com mais precisão a idade gestacional dos bebês nos primeiros minutos após o nascimento.

Na prática, a equipe médica consegue identificar a maturidade da pele, utilizando um feixe de luz, na região do calcanhar. A tecnologia funciona como um termômetro. Essa leitura pela luz consegue datar a gravidez, pela transparência da pele.


Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.

Em comunicado, os pesquisadores explicam que a pele do bebê prematuro é fina, e a luz passa com facilidade. Enquanto isso, em um bebê de nove meses, que nasce na hora certa, a luz não vai conseguir penetrar. É com base nessa escala de maturidade da pele e na transparência à luz que a equipe identifica a situação do bebê em questão.

O grupo ainda revela que a idade gestacional ao nascimento é a informação mais importante para determinar o prognóstico de um recém-nascido, sua chance de sobreviver e os cuidados de que necessitará nas primeiras horas de vida. O alerta é que, na ausência de informação confiável, a prematuridade pode ser negligenciada e, com isso, a probabilidade de sobrevida se reduz.

“A correta identificação da idade gestacional ao nascer, quando os parâmetros clínicos e o ultrassom são inconclusivos ou não existem, pode auxiliar a equipe de saúde a tomar decisões para o melhor cuidado com o bebê”, diz o site oficial da invenção.

A equipe aponta, no site, que dois estudos clínicos multicêntricos estão em curso para validar a acurácia do teste na detecção do recém-nascido prematuro.

Fundação Bill & Melinda Gates investe na invenção brasileira

A Fundação Bill & Melinda Gates lançou a chamada para o programa Grand Challenges, para financiamento de pesquisas brasileiras no tema “prevenção e manejo de nascimentos prematuros”, e o projeto em questão foi um dos integrantes.

No site da invenção, os pesquisadores deixam claro cada etapa do processo de pesquisa. A Etapa I, chamada de “prova de conceito” foi responsável por encontrar uma relação direta e evolutiva entre a resposta da pele à luz e a idade gestacional.

Já a Etapa II foi o “Ensaio Clínico Multicêntrico Nacional”, em que a tecnologia passou a ficar em avaliação em cinco hospitais brasileiros, com patrocinio do Ministério da Saúde. Na Etapa III (Ensaio Clínico Multicêntrico Internacional), o Preemie-test será utilizado de forma experimental em quatro centros de perinatologia, com co-patrocinio da Fiocruz.

“Ao final dos estudos clínicos, esperamos oferecer um novo dispositivo médico portátil, seguro, efetivo e de custo acessível para avaliar a idade gestacional de bebês nascidos com a cronologia da gravidez duvidosa ou desconhecida”, afirma a equipe.

O que sabemos sobre bebês prematuros?

De acordo com a OMS, cerca de 15 milhões de bebês nascem prematuros a cada ano e um milhão
morrem por causa das complicações da prematuridade. Esse número cresce, e a prematuridade lidera as causas de morte neonatal e é responsável pela metade dos casos de comprometimento neurológico em crianças.

Anteriormente, cientistas descobriram que a voz da mãe pode amenizar a dor de bebês prematuros na UTI. Em 2021, vimos que a placenta artificial para bebês prematuros pode ser realidade daqui a alguns anos. A ciência também já chegou a revelar que a cannabis na gravidez aumenta chances de bebê prematuro e defeitos congênitos.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..