Saúde & Bem-estar

Reino Unido volta a registrar alta de casos da covid




Reino Unido volta a registrar alta de casos da covid - 1

Autoridades de saúde do Reino Unido alertam para nova alta de casos da covid-19, após divulgação do último relatório do Escritório de Estatísticas Nacionais (ONS). No momento, a variante da Ômicron BA.5 é predominante, mas casos da nova variante BA.2.75 começam a ser identificados. Com a proximidade do inverno, a tendência é que os casos do coronavírus SARS-CoV-2 sigam em alta.

Divulgado na sexta-feira (15), o último relatório do ONS indica que, na semana do dia e3 de outubro, foram registrados 1,7 milhão de casos da covid-19. Comparando com a semana anterior, o aumento foi de 31%. Segundo as autoridades de saúde, este é o número mais alto que o Reino Unido registra desde o final de julho.

Especificamente, na Inglaterra, a previsão é que 1 em cada 35 pessoas sejam infectadas pelo vírus da covid-19 na atual tendência de aumento de casos. Em paralelo, há risco de um aumento de infecções pela gripe (influenza)., o que pode afetar o sistema de saúde local.


Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.

Reino Unido volta a registrar alta de casos da covid - 2
Onda de novos casos da covid-19 é registrada no Reino Unido (Imagem: IciakPhotos/Envato)

Aumento de casos no Reino Unido e as doses de reforço

“As infecções aumentaram novamente na maior parte do Reino Unido, dando continuidade ao padrão de aumentos constantes observado nas últimas semanas”, afirma Sarah Crofts, vice-diretora do ONS, para a Sky News.

“Observamos um aumento notável nas infecções entre grupos etários mais velhos na Inglaterra e no País de Gales, destacando mais uma vez a necessidade de monitoramento de perto à medida que avançamos nos meses mais frios”, acrescenta Crofts.

Neste cenário, a principal medida de proteção é o uso das doses de reforço contra o vírus da covid-19, atualizadas para a variante Ômicron e suas sublinhagens. Isso é fundamental para que seja evitada uma nova onda de internações.

Qual é a principal variante da covid no Reino Unido?

No momento, a Agência de Segurança Sanitária (Uksha) aponta que a variante da covid-19 predominante é a BA.5 — a cepa é responsável por 78,7% dos casos. No entanto, casos da BA.2.75 também começam a ser registrados na região. Esta descende da BA.2 e foi identificada pela primeira vez em outubro.

“Não é surpreendente encontrarmos novas linhagens e a investigação contínua é uma parte normal da vigilância de uma doença infecciosa”, explica Meera Chand, da Uksha, em comunicado.

“É importante que todos estejam em dia com as vacinas oferecidas, pois elas continuam sendo nossa melhor forma de defesa contra doenças graves”, completa Chand sobre importância das doses de reforço atualizadas.

Vale lembrar que, nas últimas semanas, os pesquisadores do britânico ZOE Health Study identificaram um novo sintoma da covid-19: a dor de garganta. Este deve ser um novo indicativo de saúde para as autoridades de saúde no rastreio de casos da infecção.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..