Diversão

Cientistas explicam a razão dos sussurros de Billie Eilish fascinarem tanto as pessoas

Publicidade



Reprodução

Billie Eilish entrou pra história ao ser a artista mais jovem a ganhar as quatro principais categorias do Grammy. A cantora de 18 anos embolsou prêmios que incluem Canção do Ano, Gravação do Ano, Álbum do Ano e Artista Revelação. Assim, querendo ou não, a jovem acabou se tornando uma das figuras mais influentes da atualidade.

O fato de Billie e suas canções hipnotizarem tanto as mais diferentes plateias despertou a curiosidade de alguns cientistas. Qual característica tornaria Billie uma das figuras mais populares do século XXI? E a resposta atende por uma técnica nomeada através de quatro siglas: ASMR.

Em outras palavras, ASMR significa uma resposta independente das linhas sensoriais humanas. Seria mais ou menos isso que descreve por exemplo, a sensação de formigamento que você sente quando alguém sussurra em seu ouvido. Justamente por isso, muita gente classifica esse tipo de música como uma “experiência eufórica” ou como “semi-orgásmica”.

A primeira reação quando alguém fala em voz baixa é chegarmos perto para ouvir melhor, e Billie Eilish, com vocais suaves, usa essa resposta automática para prender a atenção dos fãs. Tal técnica faz parecer que a cantora estaria bem próxima de você, sussurrando para te contar um segredo, por exemplo.

VEJA TAMBÉM: Irmã gêmea? Garota idêntica à Anitta viraliza na web e ganha milhares de seguidores

No álbum, Eilish mistura os elementos de ASMR com melodias pegajosas e batidas marcantes para criar uma sonoridade que pode ter seu papel dentro do mainstream. As canções incluem sons independentes como slurping, drill, instrumentos isolados além de batidas que soam como elementos autônomos.

Eilish é a primeira cantora de ASMR a explodir mundialmente, e, agora que a indústria musical percebeu o quanto pode ganhar com isso, é bem improvável que a jovem seja a primeira e última.

Fonte: Observatório de Música

Continua após a publicidade..