Nesta terça-feira (14), Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, a CONAR, abriu uma representação ética contra a live do cantor Gusttavo Lima, por estímulo ao consumo irresponsável de bebidas alcoólicas.
Durante sua live, o cantor fez propaganda para uma marca de cerveja, falou palavrões e piadas sexuais, causado polêmica. O Observatório dos Famosos entrou em contato com a assessoria de imprensa do cantor e aguarda um retorno. Atualizaremos esta nota assim que receber um posicionamento.
Leia na íntegra a nota emitida no site do CONAR:
“O Conar abriu na manhã de hoje representação ética contra ações publicitárias de responsabilidade da Ambev e do influenciador Gusttavo Lima, intituladas “Live Gusttavo Lima – Buteco em Casa” e “Buteco Bohemia em Casa”, veiculadas em redes sociais”.
“A representação foi aberta a partir de denúncias recebidas de dezenas de consumidores, que consideraram que as ações publicitárias carecem de cuidados recomendados pelo Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária para a publicidade de bebidas alcoólicas. A denúncia cita a falta de mecanismo de restrição de acesso ao conteúdo das lives a menores de idade e a repetida apresentação de ingestão de cerveja, em potencial estímulo ao consumo irresponsável do produto”.
“A direção do Conar, ao acolher a denúncia dos consumidores, destacou o formato inovador da comunicação publicitária para o momento vivido pelo país, mas considerou que ela deve ser conciliada com os princípios fundamentais da comunicação comercial do segmento, com a divulgação responsável de bebidas alcoólicas e sem fragilizar os cuidado para que não seja difundida ao crianças e adolescentes”.
“Ambev e Gusttavo Lima têm prazo regimental para enviar, se assim o desejarem, defesa ao Conselho de Ética ou adaptarem de imediato o conteúdo publicitário das lives às regras éticas”.
Fonte: Observatório dos Famosos