Famosos

Hacker é preso após ganhar dinheiro vazando material de Ed Sheeran na web

Publicidade



Um hacker foi preso depois de vender música na dark web ao roubar material inédito das contas em nuvem de diversos artistas, incluindo Ed Sheeran. Adrian Kwiatkowski, 22, de Hampton Road, Ipswich, se ofereceu para vender duas músicas inéditas de Sheeran e 12 músicas inéditas do músico americano Lil Uzi Vert em troca de criptomoedas de acordo com o Crown Prosecution Service (CPS). A polícia da cidade de Londres revelou que, quando preso, Kwiatkowski tinha um disco rígido contendo 1.263 músicas inéditas de 89 artistas e ganhou cerca de £ 131.000 com seus crimes.

Hacker é preso após ganhar dinheiro vazando material de Ed Sheeran na web - 2
 Adrian Kwiatkowski (Imagem: City of London Police)

Ele se declarou culpado no Tribunal de Magistrados de Ipswich em 27 de agosto de 2022 por 14 ofensas de direitos autorais, três acusações de uso indevido de computador e três ofensas sob o Proceeds of Crime Act. Ele foi condenado a 18 meses de prisão no Ipswich Crown Court na sexta-feira, 21 de outubro de 2022. “Kwiatkowski tinha total desrespeito pela criatividade dos músicos e pelo trabalho duro na produção de músicas originais e a subsequente perda de lucros”, disse Joanne Jakymec, do CPS. “Ele roubou egoisticamente música para ganhar dinheiro vendendo na dark web.”

A Procuradoria Distrital de Manhattan iniciou uma investigação em 2019 depois que as empresas de gestão de vários músicos relataram que um indivíduo, conhecido online como Spirdark, havia invadido as contas digitais dos artistas e estava vendendo o conteúdo que havia sido salvo nelas. Ele vinculou o endereço de e-mail usado para configurar a conta de criptomoeda do Spirdark a Kwiatkowski e identificou o endereço IP do dispositivo usado para hackear uma das contas como seu endereço residencial.

A investigação foi então encaminhada para a Unidade de Crime de Propriedade Intelectual da Polícia da Cidade de Londres (PIPCU), Kwiatkowski foi preso por oficiais da PIPCU em 12 de setembro de 2019. A unidade apreendeu sete dispositivos, incluindo um disco rígido que continha 1.263 músicas inéditas de 89 artistas. Um documento salvo no disco rígido resumia o método que ele havia usado para obter o material. Bitcoins, então avaliados em £ 64.000, também foram apreendidos. Uma análise da conta bancária de Kwiatkowski mostrou que ele depositou um total de £ 67.275 de fevereiro de 2018 a setembro de 2019, sendo £ 61.855 de suas contas de criptomoedas. Durante sua entrevista na polícia, Kwiatkowski confirmou que usou o pseudônimo Spirdark e admitiu ter hackeado os músicos e vendido suas músicas online.

Fonte: Observatório dos Famosos

Continua após a publicidade..