TV, Filmes & Séries

Relembre os truques usados para as gravações de Ruth e Raquel, as gêmeas de Mulheres de Areia

Publicidade



Mulheres de Areia está sendo reprisada na programação vespertina da Globo. A novela, um remake da versão original exibida pela Tupi em 1973, tem como trama central a disputa entre as irmãs gêmeas Ruth e Raquel, vividas por Gloria Pires. E para gravar as cenas em que as duas aparecem juntas, foram usados alguns recursos tecnológicos.

O diretor Carlos Magalhães adotou a técnica da duplicação de imagem para filmar as cenas em que as gêmeas atuavam juntas. A produção usava o equipamento Ultimatte, que permite a utilização da técnica de chromakey, e o fundo azul era substituído por outra imagem.

Ruth (Gloria Pires) e Raquel (Gloria Pires) em Mulheres de Areia
Ruth (Gloria Pires) e Raquel (Gloria Pires) em Mulheres de Areia

Essa técnica foi combinada com o Memory Head, um cabeçote de memória do computador que registra o movimento da câmera e o reproduz durante o uso do chromakey. A finalização dessas cenas ocorria durante a edição,

Com isso, foi possível a produção das cenas sem a necessidade de manter a câmera fixa, como era feito anteriormente. Quando uma das gêmeas aparecia de costas, a atriz Graziela di Laurentis atuava como dublê.

Raquel (Gloria Pires) e Ruth (Gloria Pires) de Mulheres de Areia
e Ruth (Gloria Pires) de Mulheres de Areia

Na época, o diretor Wolf Maya destacou especialmente uma cena em que as duas personagens brigavam, com uma delas sacudindo a outra. Maya descreveu o desafio de combinar a dramaturgia com os truques tecnológicos.

Além da tecnologia, Gloria Pires fazia a continuidade de suas personagens e se lembrava exatamente onde estava com a mão ou de que forma havia mexido nos cabelos durante a cena. Além disso, a equipe técnica marcava nas paredes do cenário, com fita crepe, o lugar para onde a atriz deveria direcionar o olhar.

As informações são do portal Memória Globo.

Fonte: Observatório da Televisão

Continua após a publicidade..