TV, Filmes & Séries

Triste perda: Doença avassaladora levou ator de Pantanal aos 31 anos

Publicidade



Nem todo mundo sabe, mas doença avassaladora levou ator de Pantanal aos 31 anos. Sua morte aconteceu em 1992, dois anos após a primeira versão ir ao ar na TV Manchete.

A perda do artista chocou o elenco e o Brasil, uma vez que foi por conta de uma enfermidade até então nova na geração daquela época.

Veja também: Que atores da primeira versão de Pantanal já morreram?

Elenco da antiga versão de Pantanal
Elenco da antiga versão de Pantanal

Leia mais: José Leôncio sofre em seus últimos momentos de vida em Pantanal: “Que está me acontecendo?”

Zaquieu da antiga Pantanal morreu em 1992

João Alberto Pinheiro foi um dos artistas que fizeram parte da antiga Pantanal. Na trama, escrita por Benedito Ruy Barbosa, ele deu vida ao mordomo Zaqueu (que no remake da Globo passou a ser escrito Zaquieu e é interpretado por Silvero Pereira).

Natural do Pará, ele se mudou para o Rio de Janeiro aos 20 anos para seguir a carreira de cantor. Com sua voz marcante, João Alberto se destacou no rádio e na TV. Em 1988, gravou o LP “Luar do Amor” pela Continental.

Mas seu destino mudou quando Jayme Monjardim o conheceu e apostou nele para o papel de Zaqueu. Ele ainda foi colunista social.

Infelizmente, em 1992, apenas dois anos depois de conquistar o sucesso como o mordomo que se apaixona por Alcides (Ângelo Antônio na época), João Alberto Pinheiro morreu.

Com apenas 31 anos ele perdeu a luta contra um câncer no fígado, meningite e pneumonia, todos problemas decorrentes do vírus da AIDS.

João Alberto Pinheiro como o mordomo Zaqueu
João Alberto Pinheiro como o mordomo Zaqueu da Pantanal de 1990

Confira também: Último capítulo de Pantanal tem Bolsonarista, encontro com a morte e desespero; veja o final

Outro ator de Pantanal levado pelo HIV

Outro artista da Pantanal de 1990 que faleceu por complicações da AIDS foi Rubens Corrêa. O ator interpretou o deputado Ibraim na versão antiga, personagem vivido por Dan Stulbach no remake da Globo.

O veterano morreu em 1996 aos 64 anos de idade.

Leia outros textos desta colunista.

Fonte: Observatório da Televisão

Continua após a publicidade..