Futebol

Como foi o Avaí em 2019

Publicidade



Como foi o Avaí em 2019 - 1

​Do céu ao inferno. Essa é uma definição mais do que conhecida, mas que serve muito bem para caracterizar o ano de 2019 do ​Avaí. Vamos relembrar o que aconteceu com o time catarinense?


Contratações

 

Vladimi

 

Para iniciar 2019, o Avaí apresentou diversas novidades no plantel. Os meias Douglas e João Paulo, o zagueiro Alex Silva, o goleiro Vladimir e o volante Mosquera foram algumas delas. Durante o ano, ainda chegaram nomes como o atacante Bruno Sávio, o volante Richard Franco e o lateral Léo.


Expectativas Criadas

 

Avai v Goias - 2010 Copa Nissan Sudamericana

 

Se a temporada de 2018 havia terminado com o Avaí conseguindo novamente o acesso para a primeira divisão, deixando para trás clubes como o Coritiba e os rivais Figueirense e Criciúma, era absolutamente natural que o torcedor estivesse empolgado com o momento do clube. Se esperava que, em campo, o time desse alegria a seus fãs.


Estadual

 

Como foi o Avaí em 2019 - 4

 

No Campeonato Catarinense, a alegria veio da melhor forma possível. Sob o comando do técnico Geninho, o Avaí terminou a fase classificatória na primeira colocação (e bem à frente dos demais) e, nos duelos eliminatórios, confirmou o favoritismo. Na semifinal e na final, passou nos pênaltis, respectivamente, por Criciúma e Chapecoense para ficar com o título.


Copas

 

Como foi o Avaí em 2019 - 5

 

O time catarinense foi até a terceira fase da Copa do Brasil. Em sua estreia, passou pelo Ariquemes (RO) vencendo por 4 a 1 fora de casa. Na segunda etapa, eliminou o Brasil de Pelotas (RS), na Ressacada, ganhando por 2 a 0. Por fim, já em confronto de ida e volta, parou no Vasco da Gama com derrotas por 3 a 2 e 1 a 0.

 

Foto: Federico Tadeu / Avaí / Divulgação


Parada da Copa América

 

Alberto Valentim

 

Na virada do primeiro para o segundo semestre, o Avaí só tinha pela frente o Campeonato Brasileiro. E, para tentar evitar o pior, trocou a comissão técnica, mandando embora Geninho e contratando Alberto Valentim.


Brasileirão

 

Rene Rodrigues,Joao Paulo Lourenco

 

O Avaí tinha uma missão no Brasileirão: tentar permanecer na primeira divisão. Mas jamais esteve perto de conseguir tal feito. A diferença de qualidade ficou visível. Na parada para a Copa América, por exemplo, somava apenas quatro pontos em nove rodadas. Ao final, ficou com somente 20 pontos e três vitórias. A volta para a Série B se consolidou com justiça. Ao longo da competição, além de Geninho e Valentim, Evando Camillato também dirigiu a equipe.


Saldo Final

 

FBL-BRA-FLAMENGO-AVAI

 

Ganhar o Catarinense, para o Avaí, foi um feito e tanto, afinal, clubes como a Chapecoense estavam à sua frente em termos de organização. Em campo, surpreendeu, mas o rebaixamento acaba afetando qualquer tipo de planejamento. O clube precisa, agora, novamente, se reinventar. Afinal, a queda representa um baque muito grande para qualquer equipe.

Fonte: 90min

Continua após a publicidade..