Notícias

Brasil corre risco de enfrentar epidemia de dengue, com 5 mi de casos




Brasil corre risco de enfrentar epidemia de dengue, com 5 mi de casos - 1

Neste começo de ano, a cidade de São Paulo registra aumento no número de casos de dengue em relação ao mesmo período no ano anterior. Se a tendência de alta na doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti continuar e o mesmo movimento ocorrer no resto do país, é possível que o Brasil enfrente uma nova epidemia.

Nas duas primeiras semanas epidemiológicas do ano (SE 1 e 2) em São Paulo, foram registrados 528 e 331 casos de dengue, respectivamente. Em comparação com 2023, foram 206 e 111. No entanto, os números despencaram na SE 3 para 2, contra 112 registrados no ano passado. Até o momento, nenhuma morte foi confirmada.

Brasil corre risco de enfrentar epidemia de dengue, com 5 mi de casos - 2
Casos de dengue aumentam em São Paulo nas primeiras semanas do ano (Imagem: Reprodução/Prefeitura São Paulo)

Estes números ainda não mostram o que, de fato, está acontecendo em São Paulo. Então, é preciso aguardar e esperar pela média final referente ao mês de janeiro. No entanto, os números isolados podem ser um prenúncio do cenário nacional para 2024.


Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!

Segundo previsões do Ministério da Saúde, desenvolvidas em parceria com o InfoDengue, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Brasil pode registrar até 5 milhões de casos este ano, no pior dos cenários.

Em paralelo, a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo confirmou o primeiro caso do sorotipo 3 da dengue (DENV-3). O ressurgimento desse sorotipo é um dos fatores que pode provocar uma epidemia da doença neste ano.

Estados sob risco de epidemia

A partir das projeções, o Ministério da Saúde traça um panorama de quais regiões podem enfrentar maior risco em relação à dengue este ano. É possível um aumento em todos os estados, mas em níveis diferentes. É o que explicou Ethel Maciel, secretária de Vigilância em Saúde, durante coletiva de imprensa realizada em dezembro.

Brasil corre risco de enfrentar epidemia de dengue, com 5 mi de casos - 3
Brasil pode regsitrar até 5 milhões de casos da dengue em caso de epidemia (Imagem: Ministério da Saúde)

A região Centro-Oeste deve ser a mais afetada ao longo do ano, caracterizada com nível epidêmico. No Sudeste, é avaliado como potencial epidêmico, especialmente nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo — aqui, vale notar que nem o estado de São Paulo e nem a capital configuram como ponto crítico.

Em relação ao Sul, o Paraná deve atingir um “patamar alto” em relação aos novos casos de dengue. Enquanto isso, o Nordeste deve apresentar um aumento, mas abaixo do limiar epidêmico. O Norte não foi considerado na avaliação.

Previsão de casos

A Saúde trabalha com uma estimativa de que podem ser registrados de 1,6 milhão até 5 milhões de casos de dengue ao longo de todo o ano de 2024. Em média, devem ocorrer 3,3 milhões. No ano passado, foram notificados 2,9 milhões de casos, sendo 1.094 mortes.

Novas estratégias contra dengue

Apesar de 5 milhões causar espanto, é preciso entender que se trata de uma projeção. O pior dos cenários prevê que nenhuma nova tecnologia e estratégia seria adotada.

“A nossa ideia é que esse impacto seja reduzido, principalmente em relação à gravidade dos casos — que é o nosso foco principal. É instituir o diagnóstico precoce, iniciar a reidratação e impedir a progressão de gravidade nos casos”, destaca Maciel.

Além disso, o início da vacinação contra a dengue em fevereiro, mesmo que com poucas doses, poderá ajudar a proteger os grupos de maior risco. Outra estratégia é a ampliação de áreas em que os mosquitos com a bactéria Wolbachia serão liberados. Vão ser 11 cidades, o que deve ajudar a reduzir os casos localmente.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..