Notícias

Entenda como funciona o golpe do namoro com ator de Stranger Things




Entenda como funciona o golpe do namoro com ator de Stranger Things - 1

Uma mulher americana perdeu cerca de US$ 10 mil e chegou a encerrar um casamento por acreditar estar em uma relação online com o ator Dacre Montgomery, de Stranger Things. A imagem do intérprete de Billy Hargrove na série de terror da Netflix foi usada na aplicação do conhecido golpe do falso romance, no qual um cibercriminoso manipula as emoções da vítima para obter dinheiro.

O caso de McKala, produtora e editora de vídeo do estamo americano do Kentucky, foi relatado pelo canal Catfished, especializado em investigar e expor histórias de perfis falsos e relacionamentos fraudulentos pela internet. A situação também carrega os sinais usuais de cibercrimes dessa categoria, como os pedidos de dinheiro para resolver situações emergenciais ou financiar viagens para que um encontro romântico finalmente possa acontecer.

Aqui, o golpista afirmava que o valor transferido, de aproximadamente R$ 50 mil, era justificado pelo suposto fim do relacionamento de Montgomery com a modelo Liv Pollock. Os contatos online duraram cerca de um ano depois que o fraudador e McKayla se conheceram em um fórum voltado a artistas independentes; ela chegou a se apaixonar enquanto ele reclamava de seu próprio financeiro, com os pedidos financeiros começando depois de um pedido de namoro e declarações mútuas.


Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.

O cibercriminoso também se aproveitou das vulnerabilidades da vítima e chegou a dar um ultimato, fazendo com que ela se divorciasse do marido para seguir em um relacionamento com o suposto ator. No vídeo, McKala afirma que o casamento era tóxico e limitava sua criatividade, enquanto cuidava sozinha de uma filha de sete anos de idade — após se separar, ela exigiu que o suposto ator fizesse o mesmo, levando aos pedidos de dinheiro.

O golpista justificava a ausência de ligações ou chamadas de vídeo, assim como a solicitação de ajuda financeira, pela presença da suposta namorada, que seria altamente controladora e vigiaria seus dispositivos eletrônicos. Ainda assim, a relação entre os dois se tornava cada vez mais profunda, com conversas constantes e troca de mensagens românticas e poemas, enquanto o golpista reclamava de seu suposto relacionamento próprio e tentava dar mais base para o envio de valores.

Citando Stranger Things como sua série preferida, McKala disse ter desconfiado de início, mas que o perfil do fraudador teria sido capaz de comprovar sua identidade como Montgomery. Entre as evidências, estariam a ausência de publicações e comentários românticos entre o ator e a modelo e a revelação de spoilers e aparições de Billy em determinados capítulos da série, em supostos elementos que somente o próprio Montgomery seria capaz de saber.

Entenda como funciona o golpe do namoro com ator de Stranger Things - 2
Golpiosta que se passava por ator de Stranger Things alegava separação da namorada, com quem tinha um relacionamento tóxico e controlador; publicamente, não existem notícias sobre o suposto fim do relacionamento entre Montgomery e a modelo Liv Pollock (Imagem: Instagram/Liv Pollock)

Os valores fraudados foram enviados, inicialmente, em cartões-presente de lojas online, que eram vendidos pelo golpista abaixo do valor, e depois em cheques ou Bitcoins. Na reportagem, a vítima disse que o valor de dezenas de milhares de dólares é uma estimativa e que ela teria financiado o estilo de vida do falsário durante boa parte do ano de duração do falso relacionamento online.

Como se a história em si já não fosse indício suficiente de golpe, a equipe do canal responsável pela revelação do caso foi capaz de encontrar outros sinais da falsificação. A partir de buscas reversas, por exemplo, fotos pessoais enviadas pelo suposto Montgomery a McKala puderam ser encontradas nas redes sociais de terceiros, enquanto as informações “exclusivas” que foram enviadas por ele também foram localizadas em reportagens ou entrevistas com o próprio ator.

Falsos romances já atingiram um em cada quatro brasileiros

Dados da empresa de segurança digital PSafe, publicados no ano passado, indicaram que quase 25% dos brasileiros já tiveram contatos com perfis falsos na busca por relacionamentos pela internet. Ao contrário do que aconteceu com McKala, que se encontrou com o golpista em um espaço dedicado a artistas, as redes sociais populares são os meios mais usados para esse fim no Brasil, com o Facebook liderando o ranking de casos.

Casos desse tipo também ficam notórios pela aparição em produções de sucesso, como o documentário O Golpista do Tinder, lançado pela Netflix no ano passado. Ainda assim, as fraudes seguem acontecendo, principalmente aquelas envolvendo celebridades — casos recentes no Brasil usaram imagens de famosos como Jonny Depp (da série de filmes Animais Fantásticos) e o ator sul-coreano Park Bo-gum (Encontro).

Entenda como funciona o golpe do namoro com ator de Stranger Things - 3
Documentários como O Golpista do Tinder, da Netflix, expõem os riscos dos golpes de falso romance pela internet (Imagem: Divulgação/Netflix)

A recomendação aos usuários é que fiquem atentos aos sinais que indicam a falsificação de perfis, como a postagem de poucas fotos e informações, bem como de imagens ao lado de terceiros. Contas com poucos amigos adicionados, publicações e comentários também são possíveis evidências, assim como a ausência de contas em outras redes sociais ou serviços online.

A recusa ou alegação de dificuldades na realização de chamadas de voz ou vídeo também indicam que a pessoa do outro lado da tela pode não ser quem afirma. Enquanto isso, a utilização de ferramentas de busca reversa de imagens, disponíveis no Google e no navegador Chrome, por exemplo, podem ajudar a identificar se as fotos compartilhadas são reais e pertencem ao usuário em questão.

Segundo a PSafe, pedidos de dinheiro ou ajuda financeira são sinais vermelhos claros do golpe do falso romance. Desconfie de solicitações desse tipo, principalmente quando vierem acompanhadas da pressão relacionada à compra de passagens ou meios para proporcionar supostos encontros, assim como relatos de relacionamentos tóxicos ou controladores com terceiros.

Caso decida marcar um encontro com alguém que conheceu pela internet, prefira locais públicos e movimentados, avisando familiares ou pessoas de confiança sobre isso. O contato deve ser interrompido imediatamente ao sinal de problemas, enquanto a ajuda da polícia precisa ser buscada caso surjam indícios de perigo.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..