Notícias

Quem é Arthur Friedenreich, o brasileiro homenageado do Google nesta terça (18)




Quem é Arthur Friedenreich, o brasileiro homenageado do Google nesta terça (18) - 1

Arthur Friedenreich foi um jogador de futebol brasileiro e o primeiro homem negro a jogar futebol profissionalmente no país. Filho de um alemão com uma afrobrasileira, ele entrou para a história como o primeiro grande craque do esporte no Brasil.

Nascido em São Paulo, em 18 de julho de 1892, Friedenreich teve destaque na fase amadora do futebol brasileiro, num momento em que o esporte era muito restrito aos clubes das elites nas grandes cidades brasileiras.

El Tigre

Arthur Friedenreich começou no futebol jogando pelo SC Germânia, com apenas 17 anos de idade. Em 1914, o atleta estreou pela Seleção Brasileira e, em 1919, ganhou o apelido de “El Tigre” dado pelos uruguaios após seu desempenho brilhante durante a participação brasileira no Campeonato Sul-Americano (antigo nome da Copa América) daquele ano, quando marcou o gol do título em cima do Uruguai.


Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.

Friedenreich também entrou para a história como o primeiro atleta a marcar um hat-trick (três gols numa mesma partida) pela Seleção: foi na vitória por 6 a 0 diante do Chile, em 11 de maio de 1919, durante o Sul-Americano. Também foi a primeira vez que um jogador marcava um triplete na competição, iniciada três anos antes.

Mesmo sendo o principal atleta de seu tempo, Friedenreich enfrentou o preconceito e precisou alisar o cabelo e passar pó na pele para parecer menos afrobrasileiro. O cúmulo do racismo enfrentado pelo atacante brasileiro no futebol ocorreu em 1921, quando autoridades argentinas declararam que apenas jogadores brancos poderiam disputar a Copa América daquele ano.

Há relatos de que o então presidente do Brasil, Epitácio Pessoa, teria se reunido com representantes da Confederação Brasileira de Desportos (precursora da CBF) para recomendar que apenas atletas de pele clara fossem convocados. E, dessa forma, o principal jogador do Brasil não foi chamado para disputar um dos principais torneios de futebol entre seleções da época.

Quem é Arthur Friedenreich, o brasileiro homenageado do Google nesta terça (18) - 2
Arthur Friedenreich vestindo a camisa da Seleção Brasileira (Imagem: Domínio Público)

Maior artilheiro da história?

Um fato curioso sobre Friedenreich é que, considerando dados não oficiais, ele teria feito mais gols que Pelé ao longo de sua carreira: 1.329 tentos contra “apenas” 1.283 do Rei do Futebol. Contudo, a escassez de registros da época em que o mais velho da dupla jogou torna impossível cravar que isso é um fato, então resta apenas a lenda.

Friedenreich atuou por diversos clubes ao longo de toda a sua carreira, com destaque para o Club Athletico Paulistano, onde foi hexacampeão paulista na década de 1920, e para o “Esquadrão de Aço” do São Paulo Futebol Clube, onde se sagrou campeão paulista em 1931. Pela Seleção, o atacante levou as Copas América de 1919 e 1922 e a Copa Rocca de 1914.

Arthur Friedenreich faleceu em 6 de setembro de 1969, em São Paulo, aos 77 anos.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..