Notícias

Super Quarta Agita Mercado Financeiro: Decisões Sobre Juros nos EUA e Brasil e Balanços Impactam Bolsas de Valores




Imagem de Steve Buissinne por Pixabay

 

Nesta quarta-feira, 31 de janeiro, os investidores estarão atentos às decisões de juros do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central brasileiro e do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) nos Estados Unidos. Além disso, a entrevista do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, também será um evento chave do dia.

Outros destaques da agenda incluem dados do mercado de trabalho, como a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua brasileira de dezembro e o relatório de empregos ADP nos EUA em janeiro. Além disso, os resultados financeiros das empresas Santander, Mastercard e Boeing terão impacto nos ativos financeiros.

No mercado brasileiro, espera-se que o Ibovespa adote uma postura defensiva, refletindo a tendência de Nova York. Essa atitude pode afetar a liquidez, especialmente em relação aos resultados do Santander. Além disso, as quedas nos preços do petróleo e minério de ferro na China sugerem pressão sobre as ações da Petrobras e Vale.

No pré-mercado em Nova York, o principal ETF brasileiro, EWZ, registrou uma queda inicial de 0,21%. Os ADRs da Petrobras apresentaram uma queda de 0,18%, enquanto os da Vale caíram 0,86%.

Os economistas estarão atentos à oscilação dos rendimentos dos Treasuries (títulos de dívidas emitidos pelo Tesouro dos Estados Unidos), já que isso pode afetar a curva de juros futuros no Brasil. Além disso, a divulgação da Pnad Contínua e notícias sobre as contas públicas também serão monitoradas antes dos anúncios do Fed e do Copom.

A expectativa é que o Banco Central brasileiro reduza a taxa Selic em 0,50 ponto percentual, para 11,25% ao ano, nesta quarta-feira. Os analistas também preveem ao menos dois cortes adicionais na mesma magnitude nas reuniões de março e maio. Em relação à Pnad, espera-se uma taxa de desemprego de 7,5% no quarto trimestre de 2023, com a desocupação atingindo o nível mais baixo desde 2014, encerrando 2023 em 6,6%.

No mercado de câmbio, a rolagem de contratos futuros durante a quinta-feira pode impactar o dólar. A definição da última taxa Ptax de janeiro será um fator importante para os ajustes de contratos cambiais futuros e resultados corporativos. Após essa disputa técnica, espera-se que o dólar reflita mais a temperatura dos ativos em Nova York.

Às 16 horas, o Fed divulgará sua decisão de política monetária, seguida pela fala do presidente Jerome Powell às 16h30. Pela manhã, os investidores aguardam o relatório ADP de empregos no setor privado nos EUA em janeiro, o índice de custo de emprego no quarto trimestre de 2023, o Índice de Gerentes de Compras (PMI) do país em janeiro, além dos balanços de Mastercard e Boeing.

Na Alemanha, a prévia do índice de inflação ao consumidor (CPI) de janeiro será publicada às 10h, enquanto na China, o PMI industrial mensal será divulgado às 22h45. No Brasil, destaca-se a taxa de desemprego no trimestre móvel encerrado em dezembro, juntamente com outros resultados da Pnad Contínua Mensal às 9h.

Fora do âmbito econômico, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá um encontro com o ministro da Justiça, Flávio Dino, seguido por uma coletiva temática sobre as ações realizadas pela Justiça durante sua gestão. No final do dia, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se reunirá com os ministros do Empreendedorismo, Marcio França, do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, e do Trabalho, Luiz Marinho.

Continua após a publicidade..