Notícias

Termômetros batem recorde congelante na Suécia, com quase -44 ºC




Termômetros batem recorde congelante na Suécia, com quase -44 ºC - 1

Na última quarta-feira (3), os termômetros da Suécia registraram as temperaturas mais baixas para o mês de janeiro em 25 anos, chegando próximo dos -45 ºC. Para ser preciso, o marco congelante foi de -44,6 ºC no extremo norte do país, na região da Lapônia — na ficção, o local é conhecido por ser a terra do Papai Noel.

Os termômetros congelantes não são observados apenas na Suécia. Dados meteorológicos da Finlândia, da Noruega, da Escandinávia e da Dinamarca também apontam para a queda histórica nas temperaturas, algo próximo de um “recorde negativo”.

O responsável pelo fenômeno que atinge os países nórdicos é uma massa de alta pressão atmosférica, carregada com ar frio, vinda do Ártico, segundo o Instituto Meteorológico e Hidrológico da Suécia (SMHI). Em paralelo, ventos fortes e chuvas são registradas em outras partes do continente europeu. É o caso do Reino Unido, onde uma pessoa morreu em decorrência das chuvas.


Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.

Temperaturas negativas na Suécia

A marca de -43,6 ºC na Suécia foi registrada na estação Kvikkjokk-Arrenjarka, na parte norte da Lapônia. Segundo a agência governamental SMHI, esta é a menor temperatura para o mês de janeiro desde 1999. Naquele inverno, a temperatura chegou a -49 ºC, empatando com o recorde anterior de 1951.

Por causa da onda de frio, do excesso de neve e das nevascas, os transportes e até mesmo pontes foram temporariamente fechadas na Suécia. Consequentemente, empresas e escolas estão operando de forma especial, e as autoridades recomendam que as pessoas evitem viagens desnecessárias.

Termômetros batem recorde congelante na Suécia, com quase -44 ºC - 2
Suécia registra recorde de temperatura negativa nos últimos 25 anos (Imagem: Alessio Soggetti/Unsplash)

Para evitar maiores transtornos, as autoridades locais emitiram um sinal de alerta amarelo — grau de risco um de três — para Estocolmo. Embora a capital do país não seja o ponto mais afetado pela onda de frio, há risco.

Menos 40 ºC na Finlândia

No país vizinho, a Finlândia também registra temperaturas negativas, podendo se manter abaixo dos -40 ºC nos próximos dias. Esta é a previsão do Instituto Meteorológico Finlandês, divulgada nas redes sociais.

Nesta madrugada (4), a temperatura no aeroporto de Enontekiö chegou a menos  -42,5 ºC. No entanto, o recorde de temperatura mais baixa de janeiro ainda é de 2006, quando os termômetros marcaram -43,6 °C. Só que este recorde ainda pode ser superado ao longo dos próximos dias.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..