Notícias

Tesla pressiona órgão ambiental por fim dos carros a combustão nos EUA




Tesla pressiona órgão ambiental por fim dos carros a combustão nos EUA - 1

A Tesla não gostou do cronograma definido pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) para acelerar a transição da frota de carros a combustão para os eletrificados no país.

De acordo com reportagem da Agência Reuters, a montadora de Elon Musk discordou dos padrões estabelecidos no último mês de abril pela EPA, segundo os quais os veículos reduziriam em 56% as emissões até 2030. Essa mudança faria com que a frota eletrificada chegasse a 60% dos carros em 2030 e 67% até 2032.

Para a Tesla, o ideal é que a EPA seja ainda mais rígida na regulamentação e, assim, permita que o total de carros eletrificados em 2032 seja de 69%. Segundo a montadora, há base legal para um conjunto de regras mais rigorosas e entre elas está a proibição completa da fabricação de carros a combustão a partir de 2030.


Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/

Tesla pressiona órgão ambiental por fim dos carros a combustão nos EUA - 2
Tesla quer acelerar ao máximo transição da frota nos EUA de carros a combustão para eletrificados (Imagem: Charlie Deets/Unsplash/CC)

Tesla diz que foi subestimada

Em suas argumentações para contrariar os dados da EPA, a Tesla alegou ter enviado ao órgão, de forma confidencial, as estimativas de produção e vendas para os próximos anos. A montadora informou que, mesmo assim, foi subestimada e por isso discorda do pouco rigor das regras de transição.

Segundo a Reuters, representantes de outras montadoras também se reuniram com a EPA e foram justamente na direção contrária da Tesla. Para o grupo, o pedido para que a frota eletrificada alcance um percentual de 67% já em 2032 “não é razoável e nem alcançável”.

Toyota, General Motors, Volkswagen, Hyundai e demais integrantes da Alliance for Automotive Innovation sugeriram que a transição da frota chegue, no máximo, a 40% ou 50% em 2030.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..