Mundo Tech

5 maneiras de espiarem seu celular




Smartphones são incríveis. Eles mudaram completamente a forma como vivemos e interagimos com a sociedade. O poder e a conveniência não podem ser exagerados. Eles realmente revolucionaram o mundo inteiro. Infelizmente, nem tudo é positivo. Enquanto seu telefone lhe dá acesso a ferramentas incríveis e toda a conveniência, ele também te abre para novas formas de espionagem. Se você já se perguntou como nossos telefones estão nos espionando, você está prestes a aprender. Pode ser assustador, mas há soluções para o problema como usar uma VPN (https://surfshark.com/pt-br/learn/o-que-e-vpn) e vamos falar mais sobreisso hoje.

A Câmera

Câmeras podem e foram hackeadas. Isso permite que os hackers vejam exatamente o que a câmera vê, e muitas vezes, as vítimas não sabem que está acontecendo. Há muitas vezes em que você pode nem se importar se alguém está assistindo, mas definitivamente há momentos em que você não quer ser observado. Proteger-se contra hackers é primordial.

Infelizmente, os hackers são uma pequena parte do problema. O problema maior é que existem maneiras legais e normalizadas para sua câmera ser usada para espionagem. Quantas vezes os aplicativos pediram permissão para acessar sua câmera? Quando você concede essa permissão, você está muitas vezes dando-lhes acesso à câmera mesmo quando você não percebe isso. O aplicativo pode estar fechado, mas isso não significa que ele parou de olhar através de sua câmera.

Isso até acontece com aplicativos tradicionais. Eles usam informações (muitas vezes mais de suas fotos salvas do que sua câmera ativa) a fim de aprimorar sua IA, segmentar anúncios e vender dados. É tudo de coisas assustadoras de tecnologia grande que não gostamos de pensar.

Desligar a câmera e negar acesso é um primeiro passo óbvio. Você também pode cobrir a câmera, mas há uma medida adicional que ajuda com toda a espionagem, e será discutida um pouco mais tarde.

O microfone

Em muitos casos, a espionagem de microfone é mais valiosa para os espiões do que para sua câmera. Quantas vezes sua câmera está no bolso? Não há muito uso, então. Seu microfone é uma questão diferente. Você fala regularmente, e mesmo no bolso, seu microfone pode pegar uma conversa. Os espiões podem obter muitas informações de uma conversa aparentemente inócua.

Pense sobre isso. Quantas vezes você teve uma conversa com um amigo e então começou a receber anúncios que se relacionam com essa conversa? Normalmente não é coincidência. As empresas de tecnologia ouvem o que você diz e usam isso para direcioná-lo com conteúdo e anúncios.

Em cenários mais assustadores, governos e entidades maliciosas podem espionar o que você diz e tentar usá-lo contra você. É tão assustador quanto parece, e acontece o tempo todo.

Cobrir o microfone quando não precisa é certamente um bom passo. Você também quer negar o acesso ao microfone onde puder, mas mesmo isso não é suficiente. Você também vai querer as precauções extras listadas mais tarde.

Serviços de localização

Os serviços de localização dizem às empresas de tecnologia onde você está. Eles literalmente rastreiam sua presença geográfica. Isso nem sempre é nefasto. Os caminhantes foram salvos por relógios detectando uma queda e automaticamente pedindo ajuda. O rastreamento gps é incrível quando você quer direções turn-by-turn.

Mas, você realmente quer que alguém com acesso sempre saiba onde você está? Você quer que as pessoas rastreiem seus hábitos e planejem onde esperam que você esteja? Fica assustador muito rapidamente, e tudo isso acontece. As pessoas usaram dados de localização anônimas para encontrar bases secretas do governo. Imagine o que eles podem fazer com dados personalizados.

Quando as coisas ficam realmente feias, os serviços de localização podem ser usados para persegui-lo. Você pode desligá-los, mas muitos aplicativos secretamente continuam rastreando de qualquer maneira. Pior, a maioria dos contratos de licenciamento de aplicativos exigem que você conceda a eles permissão para vender os dados que eles coletam de você. Isso significa que qualquer um com o orçamento certo pode persegui-lo o quanto quiser.

Sua primeira defesa é desligar os serviços de localização. Para uma medida extra, você pode desconectar seu telefone de Wi-Fi, Bluetooth e Cellular quando você não quiser ser rastreado. O melhor de tudo, você pode usar nossos métodos extras listados abaixo.

Rastreamento de dados

Você usa seu telefone para fazer coisas de internet. É normal, e todos nós fazemos isso. É exatamente por isso que seu telefone tem software que rastreia cada movimento online. Isso acontece com o seu navegador, mas também acontece com todos os seus aplicativos. Eles registram dados e vendem com bastante frequência. Isso permite que os rastreadores saibam coisas ridículas sobre você, e você já viu isso em publicidade direcionada. É assustador, e eles estão se segurando porque eles não querem que você saiba o quão profundo tudo corre.

Parar o rastreamento de dados é muito difícil. Cada aplicativo tem suas próprias regras, mas se você quer uma máscara por atacado para sua presença on-line, você precisa de uma abordagem robusta.

Aplicativos (Apps)

Mesmo quando você desliga um monte dessas coisas, os aplicativos vão ligá-los de volta para espioná-lo. Alguns dos aplicativos mais proeminentes do mundo têm tido sérios problemas por usar serviços contra a vontade de seus usuários. Você não pode simplesmente confiar em um aplicativo para se comportar da maneira que você diz para ele se comportar.

Obter uma rede privada virtual (virtual private network, VPN)

Prometemos uma técnica para reforçar suas defesas contra todas essas vulnerabilidades. Você pode fazer uma simples mudança na forma como você usa seu telefone, e ele redefinirá sua segurança digital pessoal. Tudo que você precisa é de uma VPN. Desde que possa funcionar com todas as funções do seu telefone, ele pode protegê-lo de muitas ameaças. Veja como ele ajuda a cada método de espionagem mencionado acima.

Cegando sua câmera

Uma VPN ajuda na espionagem da câmera. Primeiro, torna muito mais difícil para os hackers encontrá-lo a fim de acessar sua câmera. Para aplicativos que acessam sua câmera, se você executar todas as comunicações através de sua VPN, a VPN anonimiza seus dados. As empresas de tecnologia ainda podem analisar suas fotos, mas terão mais dificuldade em estacioná-las para você.

A exceção óbvia para isso são as fotos que você carrega em uma conta. Se os dados estão emparelhados com sua conta, eles definitivamente sabem que é seu.

A camada extra de anonimato oferecida pela VPN faz de você um alvo menos valioso, e torna essa forma de espionagem menos eficaz. Junte-o com suas outras defesas e você está melhor protegido do que você pensa.

Silenciando seu microfone

Da mesma forma que uma câmera, o anonimato fornecido pela VPN interrompe o esquema de espionagem do microfone. Se eles não sabem quem disse as coisas que secretamente gravam, então eles não podem fazer muito com a informação. Grandes empresas e governos podem tentar usar dados agregados para influenciar sua decisão, mas a VPN impede que seu microfone ajude as entidades a direcioná-lo especificamente. Se você limitar o acesso ao microfone e anonimizá-lo, você vai parar de receber aqueles anúncios assustadores que visam suas conversas. Imagine as tramas mais nefastas que também serão frustradas.

Mascarando sua localização

Os serviços de localização são um pouco complicados. Se você mascarar, então coisas que dependem deles não funcionarão — como obter direções para lugares. Ao mesmo tempo, o maior risco de segurança ligado ao seu telefone é permitir que as pessoas saibam sua localização. A VPN pode anonimizar sua localização, mas se isso acontecer, você não terá acesso a alguns dos serviços mais convenientes oferecidos pelo seu telefone. Seu serviço rideshring não será capaz de encontrá-lo. Você não será direcionado para a loja mais conveniente. Você entendeu a ideia.

Em última análise, você tem que decidir que risco você está disposto a tolerar por conveniência. Independentemente disso, a VPN lhe dá mais controle sobre quantas pessoas podem ver onde você está.

Dados desestrem

É aqui que as VPNs estão mais fortes. Eles podem anonimizar todos os pacotes individuais de dados que as pessoas tentam rastrear. Isso os impede de ligar qualquer informação para você, e funciona em todo o seu telefone.

Dito isso, você é o elo fraco nesta defesa. Qualquer informação que você fornecer a um aplicativo (ou com uma conta vinculada a você) não será anonimizada. Se você se marcar em um post nas redes sociais, eles saberão que é você. Se você usar uma conta para encomendar coisas, a VPN não pode esconder que você fez o pedido. Esteja ciente quando você optar por contornar sua própria VPN. Ele só protegerá o que você permite que ele proteja. É sempre com você, mas é importante poder tomar decisões informadas.

Aplicativos de bloqueio

Aqui está a grande coisa sobre sua VPN. Você pode tê-lo executado entre você e seus aplicativos. Muitas ferramentas de segurança não são universais. Você pode usar a navegação privada quando navegar na Web, mas isso oferece proteção zero contra aplicativos invasivos. A VPN pode ser o catch-all, e pode filtrar cada comunicação de e para seus aplicativos. É isso que o torna inestimável.

Se você está falando sério sobre proteger seu telefone para que ele não seja usado para espioná-lo, você precisa encontrar uma boa VPN. Aproveite para aprender mais sobre como eles funcionam e o que eles podem oferecer. Há uma razão pela qual eles são parte integrante de todos os planos de segurança cibernética do mundo. Não há razão para abrir mão desse nível de proteção.

Continua após a publicidade..