Ciência & Tecnologia Tecnologia

Cadeado sem chave usará Bluetooth e smartphone para abrir

Você vive perdendo as chaves do seu armário? Ou esquece o código numérico dos cadeados com segredo? Calma, esse problema não é exclusivamente seu. Para acabar com isso, a empresa americana F?z Designs está desenvolvendo o dispositivo Noke, um cadeado inteligente que funciona via Bluetooth.

O Noke opera sincronizado com um smartphone. Após baixar o aplicativo, o cadeado é desbloqueado com a simples presença do aparelho, sem a necessidade de tocar no celular. Para trancar o cadeado, basta fazer o movimento de um cadeado comum.

Se o seu smartphone estiver desligado, ou mesmo se você estiver sem ele, o cadeado também pode ser destravado. A tecnologia Quick-Click permite que você crie um código de acesso personalizado, pressionando a trava do cadeado em uma sequência de cliques curtos e longos. Ao repetir os cliques no Noke, ele é desbloqueado imediatamente.

O dispositivo também possibilita que você compartilhe sua “chave” com quem quiser. O outro usuário precisa apenas ter o aplicativo do Noke em seu smartphone e, assim, desbloquear o cadeado.

O Noke ainda está em fase de financiamento, sem data prevista para início das vendas.


Talvez você também goste