Ciência & Tecnologia

Conexões Globais: espionagem e manifestações são destaques da edição de 2014




Os protestos de junho no Brasil e as revelação de Edward Snowden sobre o esquema de espionagem norte-americana são os destaques do Conexões Globais 2014. O evento ocorre paralelamente ao Fórum Social Temático entre dias 24 e 25 de janeiro, em Porto Alegre (RS), com transmissão ao vivo pela internet.

Os participantes do Conexões debatem temas como soberania digital, mobilização social na era da internet, democracia 2.0, cultura digital e a apropriação dos espaços urbanos, interagindo com ativista e pesquisadores de várias partes do mundo. Diferente de fóruns tradicionais, os participantes poderão interagir do local do evento ou conectados pela rede.

Programação

Entre os convidados desta terceira edição do Conexões Globais estão David Miranda, coordenador da campanha para que o Brasil conceda asilo a Edward Snowden e companheiro do jornalista Glenn Greenwald, que denunciou vigilância da NSA; do ativista social, Ahmet M. Ogut, do movimento de resistência contra a destruição do parque Taksim, na Turquia, de Bruno Torturra e Pablo Capilé, da Mídia Ninja (Narrativas Independentes Jornalismo e Ação).

O encontro também tem a participação do Governador do Rio Grande do Sul e, Tarso Genro e do Ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho.

O Conexões 2014 traz, como novidade, o Encontrão Hacker, que desenvolverá aplicativos inovadores para ampliar o acesso às informações e dados governamentais. O encontro é uma parceria entre a Secretaria Geral da Presidência da República e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul. O evento também contará com seis grandes debates do Diálogos Globias, oficinas, encontro hacker e shows culturais.

Confira a programação completa do Conexões Globais 2014 aqui.

Continua após a publicidade..