Mundo Tech

Conheça a nova funcionalidade para recebimento e envio de pagamentos pelo Whatsapp




Desde que foi criado, o aplicativo Whatsapp apresentou um crescimento exponencial a cada dia. Seja para simples comunicação com familiares e amigos, ou ainda para se tratar de assuntos sérios relacionados ao trabalho, o fato é que esta aplicação, ao que tudo indica, veio para ficar.

O mundo dos negócios rapidamente passou a contar com os recursos presentes no Whatsapp. A mais nova versão do aplicativo permitirá um tipo de ação inédita. Trata-se do mecanismo que permitirá envio e recebimento de dinheiro.

Saiba como funcionará este tipo de transação:

Típica de contas virtuais, as transações que são esperadas para o aplicativo obedecem um mecanismo para que ocorram. Vale ressaltar que este é composto por passos relativamente simples de se executar.

A primeira coisa que o usuário deverá fazer para conseguir o seu objetivo é o cadastro de um cartão de crédito na função chamada “Facebook Pay”. Ao acessar tal área, um botão virtual denominado “Pagamento” aparecerá na tela do dispositivo que o acessa. Tão logo o usuário clique sobre ele, ocorrerá a solicitação de um determinado valor e posterior redirecionamento para que se crie uma conta.

Da mesma forma como se verifica em outros tipos de cadastros online, o usuário deverá fazer a leitura de todos os termos elaborados pelos desenvolvedores do aplicativo. Para que consiga prosseguir em seu cadastro, é preciso que se aceite todas as cláusulas. A próxima etapa será a criação de uma senha completamente numérica, que deverá contar com um conjunto de 6 dígitos.

Após a etapa em que se cria uma senha, será preciso que o cadastro seja preenchido com uma série de informações pessoais. Dentre os dados solicitados, como já era de se esperar, estão o nome completo sem abreviações e o número do Cadastro de Pessoas Físicas, ou seja, o CPF.

Há uma extensa lista de bancos brasileiros que são parceiros do Whatsapp nas transações envolvendo pagamentos e recebimentos de valores. Assim sendo, vale salientar que o usuário deverá também possuir cartões de um desses bancos para que consiga de fato ativar as novas funções financeiras do aplicativo.

A questão da segurança foi considerada por parte dos gestores do aplicativo. Isso se nota, dentre outros pontos, especialmente em um mecanismo voltado a impedir com que cartões ilegais sejam utilizados nas transações. Para tanto, é necessário que o usuário confirme junto ao banco do qual é cliente a intenção de atrelar um determinado cartão a tais funções envolvendo dinheiro.

Quem poderá utilizar este recurso?

É importante ressaltar que o Brasil será o país empregado para se testar os novos recursos relativos a movimentações financeiras com o Whatsapp. Há uma espécie de manual para que os usuários tirem todas as suas dúvidas em relação ao assunto, sendo este disponibilizado pela própria corporação.

Existem também canais para comunicação entre os clientes e a empresa, já que alguns dados sobre o Whatsapp podem acabar gerando dúvidas em que os utiliza cotidianamente. Uma das informações que poderão ser consultadas refere-se a quem são as pessoas elegíveis a tais funções.

Por se tratar de uma fase ainda inicial de teste, a corporação limitou as ações ao emprego de cartões de débito ou aquelas que tenham a dupla função de débito e crédito. Os usuários poderão efetuar tais transações através de cartões com as seguintes bandeiras: Banco do Brasil, Mastercard, Visa, Sicredi e Nubank.

Todas as transferências serão promovidas por meio de uma parceria com a empresa de cartões Cielo. Não será preciso, contudo, que o usuário pague tarifas relativas a ações desta ordem.

O modelo de negócios conta ainda com uma peculiaridade. Ele foi planejado para ser um empreendimento aberto. Em outras palavras, significa que a corporação desenvolvedora tem o interesse de futuramente realizar suas operações financeiras contando-se com novos parceiros comerciais.

Todas as transações deverão ser processadas exclusivamente empregando-se o Real. Estas também não poderão ser efetuadas de fora do país, mesmo que seja por parte de um cidadão brasileiro. Em se tratando de limites estabelecidos para movimentações que partam de usuários domésticos, estes não poderão ultrapassar R$ 1 mil a cada transação feita. Existe também a limitação para que o usuário do serviço não exceda sua movimentação em R$ 5 mil.

Se de um lado o recurso apresenta algumas limitações em relação aos montantes que poderão ser movimentados, de outro existe algo que beneficia amplamente o usuário. A boa notícia é que diariamente o usuário comum contará com vinte chances para efetuar suas transações de envio ou recebimento de dinheiro.

Diferentemente dos demais usuários, os que possuam contas comerciais precisarão pagar uma tarifa para desfrutar do serviço em questão. Esta será de pouco menos de 4%. Neste caso, entretanto, há um outro diferencial. O usuário precisará obrigatoriamente possuir uma conta da Cielo afim de que possa contar com todas as funcionalidades inerentes ao novo serviço.

Continua após a publicidade..