Mundo Tech

Consumidor prefere aplicativos mais antigos, mas procura por jogos mais novos




Eric Feng, CTO da Hulu, apontou uma tendência interessante em nossos hábitos de uso de smartphones: de acordo com ele, em 2019 as pessoas têm uma tendência a utilizar aplicativos mais antigos, ao mesmo tempo em que, na parte de games, a preferência é por jogos mais novos.

Essa tendência é confirmada ao dar uma olhada nas listas de aplicativos mais baixados da App Store, onde a idade média dos 30 apps mais baixados é de 1853 dias (cerca de cinco anos), enquanto em 2014 a idade média dos 30 aplicativos mais baixados na loja era de 625 dias (pouco menos de dois anos).

A mesma tendência pode ser vista na Play Store, onde hoje a média de idade entre os 30 aplicativos mais baixados é de cerca de quatro anos, enquanto em 2014 essa idade era de apenas um ano e meio. Isso mostra que o perfil do consumidor atual tem uma tendência a confiar mais em aplicativos que já estão estabelecidos no mercado do que nas últimas novidades.

Mas esse comportamento acaba mudando quando olhamos especificamente para os jogos mobile: em ambas as lojas, 85% dos títulos mais baixados existem há menos de dois anos. Isso mostra que, apesar de preferir aplicativos já estabelecidos, na hora de jogar o consumidor está atrás mesmo é das últimas novidades.

Ao olhar as listas de aplicativos mais baixados, é fácil perceber porque esse aumento na idade média dos apps não se traduziu também para os jogos: a maioria dos aplicativos mais instalados em praticamente todos os aparelhos (Facebook, Instagram, Google Maps, WhatsApp, Snapchat, Netflix, Uber, Spotify e Gmail, por exemplo) foram lançados há cerca de uma década (os mais novos dessa lista são o Instagram e o Snapchat, lançados em 2011), o que ajuda a aumentar a idade média dessa categoria. Enquanto isso, dois dos games mais jogados em dispositivos móveis (Fortnite e PUBG) foram lançados apenas em 2018, o que mantém bem baixa a média de idade dos jogos preferidos pelo público.

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..