Mundo Tech

Novo golpe promete cartão presente no Mercado Livre




Um novo golpe promete entregar R$ 200 em cartão-presente para os usuários do Mercado Livre. Encaminhada por e-mail em nome da própria companhia, a tentativa traz design inspirado nas comunicações do marketplace, com direito a um código e link para resgate, levando a um site voltado para roubar as credenciais de acesso ao serviço.

De acordo com as informações obtidas pelo Canaltech, o golpe começou a circular na quarta-feira (27), com registros de e-mails sendo enviados aos usuários ainda na manhã de quinta (28). Apesar de nomeado como “Mercado Livre”, o remetente dos e-mails não pertence aos domínios oficiais da empresa, algo que, por si só, já serve como um grande indicativo de que se trata de uma comunicação falsa.

Outras atitudes para coibir a ação dos bandidos também já foram tomadas pelo UOL Host, empresa responsável pela hospedagem do site que propicia a continuidade do golpe. Quem clicar no link contido nos e-mails, agora, observa uma mensagem de “acesso desativado”, indicando que o comportamento criminoso já foi identificado e as páginas retiradas do ar.

O próprio Mercado Livre já foi alertado e, por meio do Twitter, pede que os atingidos entrem em contato por meio de um formulário específico para denúncias de atividades criminosas desse tipo. A empresa pede que seus clientes realizem essa ação sempre que um problema desse tipo for localizado para que as medidas cabíveis possam ser tomadas.

O Canaltech entrou em contato com o Mercado Livre, que disse estar realizando verificações internas sobre a natureza do golpe. Até o momento da publicação desta reportagem, entretanto, a empresa não havia se pronunciado publicamente sobre o assunto, além das mensagens postadas na rede social em resposta aos usuários.

Para se proteger, o ideal é manter o descofiômetro ligado. Você realmente acredita que o Mercado Livre entregaria um cartão presente de R$ 200, sem maiores razões, para os clientes? Caso a proposta pareça boa demais para ser verdade, ela normalmente é enganosa e, por conta disso, é sempre melhor manter o pé atrás com relação a comunicações desse tipo.

Além disso, como indicado pelo próprio marketplace, os e-mails oficiais enviados pela empresa sempre têm @mercadolivre.com.br ou @mercadopago.com.br como remetentes e qualquer mensagem enviada a partir de um domínio diferente é falsa. Da mesma forma, os acessos e inclusão de dados também devem acontecer nas URLs oficiais da própria loja, ao contrário do golpe, que levava os usuários a um site completamente diferente.

Caso acredite estar diante de uma oferta legítima, mas ainda tenha algum tipo de dúvida, vale a pena entrar em contato com o suporte por meios oficiais, questionando sobre a validade da comunicação. Por lá, os atendentes serão capazes de informar a veracidade da comunicação e se é seguro seguir em frente com a oferta recebida.

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..