Mundo Tech

Quatro grandes bancos são alvos de processo do Cade por discriminação ao Nubank




Quatro grandes bancos são alvos de processo do Cade por discriminação ao Nubank - 1

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (SG/Cade) publicou em seu site uma nota comunicando a abertura de processo investigativo contra o Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal e Santander sob suspeita de que as quatro instituições financeiras estaria dificultando o acesso às operações de débito automático pelo Nubank.

Segundo o Processo Administrativo 08700.003187/2017-74 (já disponível na íntegra para consulta no site do Cade), o inquérito que levou à sua instauração foi aberto em março de 2018, acusando os quatro grandes bancos de impor dificuldades para o Nubank. Em resumo, isso reflete na impossibilidade de os clientes da fintech realizarem operações de pagamento de faturas da empresa por meio de débito automático caso ele tenha conta em alguma dessas instituições.

Quatro grandes bancos são alvos de processo do Cade por discriminação ao Nubank - 2
O Nubank estaria sendo “boicotado” por alguns bancos tradicionais em relação às operações em débito automático, o que lhes rendeu um processo junto ao Cade

O débito automático é uma função comum e amplamente usada em diversas modalidades de pagamento no Brasil. Ativado por meio de autorização do correntista, frente ao banco onde ele mantém conta, o serviço tem o intuito de automatizar pagamentos e evitar que faturas fiquem em atraso, contribuindo para a redução da inadimplência.


Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no WhatsApp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

O processo do Cade argumenta que o impedimento dos referidos bancos a esse tipo de operação para o Nubank gera prejuízos à fintech e dificulta seu crescimento no que tange à manutenção e captação de novos clientes no mercado.

O Cade informa que o processo, já aberto, obrigará as empresas acusadas a apresentarem defesa no prazo máximo de 30 dias; depois de ouvi-las, o órgão decidirá se arquiva o processo ou se encaminha a sua continuidade junto ao Tribunal Administrativo.

Em contato com as assessorias de imprensa dos bancos, o Bradesco disse que não pretende comentar o assunto. O Santander disse que ainda não foi notificado pelo Cade e fornecerá comentários, se cabíveis, após receber o material formalmente. O Banco do Brasil informou que prestou todas as informações solicitadas pelo Cade e continua à disposição do órgão para qualquer novo esclarecimento e a Caixa Econômica Federal comentou que “presta o serviço de débito automático às instituições financeiras e de pagamento em estrita consonância com normas do sistema financeiro”.

O Nubank emitiu um posicionamento ao Canaltech, dizendo: “No Nubank, acreditamos que ter um mercado livre e competitivo garante que as pessoas tenham a liberdade de escolher os melhores serviços para elas, independentemente de qualquer restrição que o mercado imponha. Por isso, confiamos que as autoridades reguladoras continuarão a proteger e a estimular a competitividade no setor, garantindo que novos entrantes continuarão a ter espaço para inovar e oferecer mais e melhores opções para as pessoas”.

Mais:

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..