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10 coisas que dentistas gostariam no seu cardápio

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Dando continuidade ao cardápio perfeito para manter a saúde de sua boca, vamos falar sobre o que manter ou incluir na dieta. “A alimentação é intimamente ligada com a saúde bucal, já que a flora que existe na cavidade bucal altera de acordo com a nossa alimentação”, diz Marcella Garcez, médica nutróloga da Associação Brasileira de Nutrologia – ABRAN.

Segundo a especialista, alimentos com probióticos, aliados a uma alimentação balanceada, são excelentes para uma saúde bucal. “E, claro, que apesar de toda alimentação equilibrada, não podemos esquecer os hábitos de higiene”, diz Marcela.

“Já os alimentos ricos em fibras, como farelo de aveia, quinua, amaranto e arroz integral contribuem para o equilíbrio da microbiota tanto bucal como intestinal”, diz a nutricionista Hannah Médici.

Inclua (mas também escove os dentes após comer)
1- Cereais integrais por melhorarem a microbiota e garantirem o equilíbrio entre as bactérias da boca.

Foto: Tischenko Irina / Shutterstock

2- Limão por melhorar o pH com o aumento da produção de saliva que tem ação bacteriostática e bactericida (mas opte por tomar com canudo para não afetar os dentes.

Foto: Tischenko Irina / Shutterstock

3- Abacaxi por estimular a produção de saliva e conter enzimas digestivas que irão permitir uma melhor digestão dos alimentos (também melhor tomar em forma de suco e com canudo).

Foto: Ilyashenko Oleksiy / Shutterstock

4- Mamão que possui papaína uma enzima digestiva que auxilia na quebra dos alimentos e permite uma melhor digestão e aproveitamento de nutrientes.

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5- Infusão (chá) de camomila que auxilia na melhora da mucosa bucal prevenindo estomatites, aftas e outras afecções na boca.

Foto: MSPhotographic / Shutterstock

6- Acerola e caju que contêm quantidades significativas de vitamina C, importante para proteger a mucosa conta o surgimento de feridas na boca, como aftas e rachaduras no lábio.

Foto: Eduardo Mota Silva / Freeimages

7- Oleaginosas : castanhas do Pará e de caju, amêndoas, nozes, pistache, macadâmia e avelã, pois garantem saciedade e menor vontade de consumo de alimentos ricos em amido com farinha branca, que causam a fermentação e aumento de cárie.

Foto: Dionisvera / Shutterstock

8- Canela tem efeito termogênico, mas que também possui propriedades benéficas, inclusive, a de diminuir a ansiedade e compulsão por doces e carboidratos de modo geral.

Foto: Olga K / Shutterstock

9- Água é nutriente básico para todas as reações do nosso organismo inclusive prevenção de mucosite e garantia de uma mucosa bucal saudável. Ela pode ainda ser aromatizada com folhas de hortelã ou pedaços de gengibre para garantir um sabor refrescante e aumentar o nível de antioxidantes.

Foto: Yuriy Rudyy / Shutterstock

10- Xilitol é um edulcorante considerado seguro pelos ortodontistas e o único adoçante que não aumenta o risco de cárie, ao contrário, contribui para a sua prevenção, sendo uma excelente alternativa ao açúcar refinado.

Foto: Johanna Goodyear / Shutterstock

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