31°C 19°C

São Paulo, SP

27°C 15°C

Curitiba, PR

28°C 18°C

Belo Horizonte, MG

34°C 18°C

Rio de Janeiro, RJ

27°C 16°C

Porto Alegre, RS

29°C 23°C

Salvador, BA

Segunda-feira, 19 de Junho de 2017 - 17h08

Vírus e sujeira? Veja cinco formas de manter o seu notebook limpo

Publieditorial

Foto: Reprodução

 

O notebook é um dispositivo móvel totalmente prático. Independente da marca, modelo e tamanho do produto, é possível levá-lo ao escritório, loja, padaria, carro, escola, curso, viagem, casa de amigo ou parente, biblioteca, banco da praça, ou seja, a todo e qualquer lugar. Entretanto, alguns cuidados com a manutenção dele são indispensáveis, principalmente, no que diz respeito à limpeza interna e externa do computador portátil.

 

LEIA MAIS

+ Vírus WannaCry é a nova ameaça virtual do mundo
+ Saiba como não cair no golpe do 'encontro às escuras'
+ Golpe pelo WhatsApp faz vítima acreditar em saque do FGTS
+ Polícia alerta sobre site que divulga dados pessoais mas não espalha vírus

 

Confira, a seguir, algumas dicas de como manter o seu notebook limpo por dentro e por fora:

 

1. Antes da limpeza

Não limpe ou use qualquer produto no notebook com ele ligado. Tire a tomada, remova a bateria e faça tudo com calma.

 

Foto: Reprodução

 

2. Dedos na tela

Para limpar a tela do notebook, use um pano 100% algodão (pode ser até uma camiseta velha). Lenço de papel, flanela, papel higiênico, poliéster e papel-toalha podem riscar a tela, por isso, evite-os.

 

Produtos químicos, multiuso ou álcool gel não são recomendados pelos fabricantes do produto. Procure usar água borrifada em um paninho. Limpe com cuidado e não deixe o líquido escorrer e atingir os componentes internos.

 

Faça movimentos circulares na tela, porém com pouca pressão. Se, por acaso, colocar força nos dedos, poderá acarretar em danos no LCD. E a troca de tela é algo caro.

 

Foto: Reprodução

 

3. Teclado

Teclado de notebook é bastante sensível e pode ser quebrado com facilidade. Então, ao limpá-lo, use também um pano levemente umedecido. A pior parte é limpar a sujeira, a qual fica entre as teclas. Para isso, use uma lata de ar comprimido, pincel de ponta fina, escovinha, escova de dentes velha, secador de cabelo (temperatura fria) ou até mesmo um aspirador de pó (neste último, preste atenção na potência do ar e procure utilizar um bico fino, de preferência, com cerdas).

 

Foto: Reprodução

 

4. Entradas de rede, USB e saídas de ar

Normalmente, as entradas de componentes são pequenas. Logo, opte por um pincel com cerdas finas para limpá-las. Esfregue-o com cuidado e com delicadeza. Tome cuidado com o uso de cotonete nesses lugares, pois eles soltam fiapinhos de algodão e podem danificar o notebook. Reserve-os para serem usados na limpeza da saída de ar. Com paciência, remova a sujeira da grade.

 

Foto: Reprodução

 

5. Limpeza interna

Tão importante quanto a limpeza externa do notebook é o cuidado com a parte interna dele. Logo, é preciso mantê-lo sempre longe de vírus, possíveis ciberataques e links maliciosos, os quais estão sempre prontos para infectar o dispositivo. Por isso, é importante ter um antivírus instalado e ativo, pois o programa pode prevenir um ataque ou mesmo identificar uma ameaça, em segundos. 

 

Foto: Mundo Positivo

 

Tem alguma dúvida sobre segurança digital? Envie-nos um e-mail para: [email protected]

 

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças online mais recentes. Para mais informações, acesse o site: http://www.mcafee.com/br.

 


publicidade:

publicidade:

publicidade: