Ciência & Tecnologia

Novo golpe pelo WhatsApp faz vítima acreditar em saque falso do FGTS




Foto: Mundo Positivo

Impulsionado pela quarta fase dos saques de contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), a qual foi antecipada de 16 para 12 de junho, hackers têm espalhados mensagens pelo WhatsApp para confundir as pessoas e fazê-las baixarem aplicativos, os quais podem contaminar os dispositivos móveis.

LEIA MAIS

+ Saiba como não cair no golpe do ‘encontro às escuras’
+ Hackers oferecem passagens aéreas falsas pelo Facebook
+ Cinco maneiras de identificar uma mensagem falsa no WhatsApp
+ Celulares brasileiros estão entre os alvos mais comuns de criminosos online

Nos recados falsos, normalmente, compartilhados em grupos de conversa, os criminosos online dizem que os usuários que trabalharam entre 1998 e 2016 têm direito de sacarem uma quantia de R$ 1.760,00, por meio do FGTS, na Caixa.

Para fazer a consulta, as vítimas precisam clicar em um link – acompanhado da mensagem – e responder três perguntas, como: se você trabalhou entre 1998 e 2016; se é registrado no momento; e se possui mais de 18 anos. Em seguida, elas são encaminhadas a se cadastrarem em um serviço de SMS pago de conteúdo adulto ou a baixarem aplicativos falsos com a imagem da Caixa Federal.

Entretanto, tudo não passa de um grande golpe. Por meio de a assessoria de imprensa, a Caixa informa que não envia e-mail ou mensagens por WhatsApp sobre o saque de valores do FGTS. A instituição ainda orienta o público a procurar por informações atualizadas no site do banco, nos perfis oficiais na internet, ir até a uma agência ou, entrar em contato por meio do telefone: 0800-726-0207.

Foto: Mundo Positivo

Tem alguma dúvida sobre segurança digital? Envie-nos um e-mail para: [email protected]

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças online mais recentes. Para mais informações, acesse o site: http://www.mcafee.com/br.

Continua após a publicidade..