Ciência & Tecnologia Tecnologia

Não caia na rede! Saiba como proteger seu celular de invasões

[mp_script_post_header]

A atriz americana Jennifer Lawrence é o nome da vez. J-Law caiu na rede, e assim como centenas de outras celebridades, que tiveram a privacidade invadida, fotos e vídeos íntimos expostos na internet. A queridinha dos adolescentes teve o celular invadido por um hacker que conseguiu cerca de 60 fotos e alguns vídeos “proibidos” da atriz.

Aqui no Brasil, o caso mais conhecido aconteceu com a atriz Carolina Dieckmann, que conseguiu até que uma lei contra esse tipo de crime fosse aprovada no Congresso.

Mas não pense que isso acontece só com celebridades. Antes de apagar todas as fotos do seu celular, confira as dicas de segurança para proteger os smartphones de invasões!

01 – Evite acessar redes sem-fio abertas e desconhecidas


Internet grátis é a alegria de muita gente que usa celular. Mas é preciso ter muito cuidado com as redes sem-fio, isso porque hackers podem se aproveitar de brechas no sistema dos aparelhos para roubar os dados de seu smartphone. Quando for usar uma rede aberta, não acesse e-mails ou envie dados importantes, pode ser perigoso.

02 – Cuidado com a senha


Não precisa ser um hacker, perigoso e treinado, para conseguir invadir o e-mail de alguém. A maioria das pessoas mantém senhas fáceis, e geralmente, as mesmas senhas para tudo. Aprenda a criar senhas mais seguras, e dificulte ao máximo o acesso dos seus dados, contas e e-mails aos bandidos cibernéticos.

03 – Não use atualizações automáticas


Você já deve ter notado que alguns aplicativos do celular pedem atualização automática, certo? E-mails, Whatsapp, Facebook, são muitos os serviços que, para facilitar, pedem ao usuário que autorize esse tipo de atualização, o que acaba sendo um pouco perigoso. Você recebe e-mails e mensagens sem perceber, e que podem ser acessadas por criminosos.

Em celulares com o sistema Android, é possível configurar a opção para que escolher quais apps você deseja ter atualização automática. Do mesmo jeito acontece com alguns aplicativos, que realizam uploads automáticos para redes sociais ou algum serviço de nuvem. É aí que o perigo mora, fotos e vídeos mais íntimos podem acabar indo parar nessa nuvem na rede, e podem acabar nas mãos de alguém desconhecido.

04 – Aplicativos para que te quero!


Baixar aplicativos em celular é seguro? Sim, e não. Aplicativos oficiais e com boa avaliação são feitos para facilitar (e em muitos casos, divertir) o usuário, mas há também aplicativos que são maliciosos e podem ter acesso aos dados armazenados no aparelho. Dicas? Não aceite pirataria, saiba de onde você está baixando e nunca, mas nunca, execute arquivos desconhecidos.

05 – Use um bom antivírus


O antivírus é o melhor amigo da segurança. Sempre tenha um em mãos, e no caso dos smartphones, isso é uma necessidade literal. Apesar de não serem tão comuns os ataques cibernéticos aos celulares, toda vez que acontece, o desastre é inevitável.

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças on-line mais recentes. Para mais informações, acesse o site http://www.mcafee.com/br


Talvez você também goste