Comportamento Saúde & Bem-estar

Cinco dicas para melhorar a concentração

[mp_script_post_header]

Dicas da neurociência para melhorar a concentraçãoEm tempos de internet, smartphones, redes sociais, telefone fixo, reuniões, e-mails, uma lista sem fim de compromissos, a falta de concentração pode ser sua maior inimiga. As distrações causam um enorme prejuízo de tempo e energia, segundo especialistas, a cada interrupção demoramos cerca de 23 minutos para voltar à nossa tarefa original. Como então manter o foco? Para a neurociência, as distrações só são vencidas pelo esforço e autodisciplina. Confira algumas dicas:

1. Escreva à mão
Escrever à mão deixa a sua mente mais esperta. Quem escreve um conteúdo em um caderno, por exemplo, vai memorizar muito melhor o que precisa do que alguém que digita tudo em um computador.

2. Escute música
Fones de ouvido em um ambiente de trabalho ou estudo podem te ajudar a manter o foco. Eles bloqueiam ruídos além de reproduzirem o som das músicas. Vale montar um lista com músicas relaxantes, no Youtube, é possível encontrar algumas já prontas.

3. Sem fome e sede

É importante se alimentar bem e beber muita água. A fome e a sede tiram a sua concentraçã.

4. Mantenha o corpo saudável
Fazer exercícios físicos e descansar. Essa dica deixa o cérebro mais disposto para trabalhar e aumenta a concentração. É importante se movimentar, e também, fazer intervalos na atividade na qual você precisa de foco. Tire alguns minutinhos para dar uma volta, tomar um cafézinho. O indicado é ficar em repouso até 10 minutos antes de voltar para o estudo ou trabalho.

5. Organize-se

Se você estiver no meio do caos, sua mente estará um caos. O corpo reflete o que está ao seu redor. Organize-se!


Talvez você também goste