Comportamento Saúde & Bem-estar

Uso do celular pode causar danos à saúde

Uma cena cada vez mais comum atualmente é vermos milhões de pessoas passarem horas digitando em dispositivos eletrônicos. Segundo especialistas em coluna, com o tempo, a postura incorreta, chamada de “text neck” ou pescoço SMS (Short Messaging Service), pode levar a um desgaste precoce ou a uma degeneração da coluna vertebral, podendo ocasionar até intervenção cirúrgica.

A cabeça de um adulto pesa entre cinco e sete quilos, porém, num ângulo de 60º chega a pesar 27 quilos – o equivalente a carregar nas costas uma criança de oito anos de idade durante várias horas por dia. Essa é a realidade da maioria das pessoas ao andar com a cabeça abaixada, usando smartphones ou tablets.

Outros problemas da era digital são as lesões por esforço repetitivo (LER), causadas por movimentos repetitivos com as mãos, braços e ombro devido ao uso do teclado do celular ou do computador. Além de causar problemas no pescoço e na coluna, o uso excessivo de equipamentos eletrônicos ao longo do dia, utilizando somente o polegar, pode provocar dores na mão, braço e ombro.

Previna-se:

– Para evitar dores e lesões nas articulações causadas pelo uso de smartphones, tablets e computadores, os especialistas recomendam que as pessoas evitem permanecer sentadas durante muito tempo na mesma posição e exercer a mesma atividade por períodos prolongados.

– Limite-se, sempre que possível, a responder às mensagens com ‘sim’ ou ‘não’. Além disso, ao enviar mensagens, ler e-mails e utilizar as redes sociais deve-se manter o celular na altura do rosto e não curvar o pescoço.

– Trabalhe a musculatura de forma por igual, segundo Nauiack, alguns músculos e tendões são muito utilizados em determinadas atividades, então para compensar outros músculos e tendões, seus antagonistas, isto é que fazem a função contrária, deverão ser trabalhados com alongamentos e reforço.


Talvez você também goste