Comportamento Saúde & Bem-estar

Você sabia que falar muito ajuda a manter a boca limpa?

O segredo de um sorriso perfeito é um conjunto de práticas, como visitar o dentista regularmente, manter uma higiene bucal frequente e correta e até contar com a ajuda de tratamentos estéticos caseiros ou de consultório. Porém, existem técnicas ainda mais simples que podem ajudar a compor aquele sorriso de comercial de dar inveja.

Para sucos cítricos, canudinho
Segundo um estudo da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, sucos cítricos como laranja, limão a abacaxi (com alto teor de acidez) desgastam o esmalte do dente em até 80%. Por isso, uma dica para quem ama esses sucos e não consegue cortá-los totalmente do cardápio (e nem deve) é tomá-los de canudinho, assim o líquido é empurrado direto para a garganta, evitando toda a acidez fique em contato com os dentes.

Abuse da vitamina C
Não despreze as fontes de vitamina C, como frutas (goiaba, acerola, caju, morango), legumes (pimentão, tomate) e vegetais folhosos crus (brócolis, couve-flor, couve). “A vitamina C participa da formação de colágeno e cicatrização dos tecidos, que é componente fundamental para a saúde das gengivas”, diz Alessandra de Lima Rocha, cirurgiã-dentista da Estratégia Saúde da Família do Instituto Israelita de Responsabilidade Social Albert Einstein.

Seja amiga da balança
Uma pesquisa feita pela Unicamp em parceria com o Instituto Forsyth notou forte ligação entre as bactérias da boca e a obesidade. Ao analisar 313 mulheres com sobrepeso ou obesidade nível 1, foram encontradas em grande quantidade a bactéria Selenomonas noxia (comum em pacientes com periodontite) em 98% delas. Já entre as mulheres analisadas com o peso ideal, mais de 80% não apresentaram o micro-organismo.

Não escove tanto os dentes
O ciclo bacteriano se renova a cada 12 horas dentro da boca, então, segundo alguns especialistas, os dentes podem ser escovados apenas duas vezes ao dia. Mas muita calma com essa dica, pois ela só vale se cada escovação for feita de forma completa, ou seja, utilizando além da escova e da pasta de dente, fio dental e raspadores de língua. Segundo um estudo feito na Universidade de Newcastle, na Inglaterra, além de escovar apenas duas vezes por dia, é extremamente importante que a escovação seja feita de forma sutil e sem força para que o esmalte do dente e a gengiva não sejam danificados.

Fale bastante
Essa dica é fácil e simples. Isso mesmo, fale muito. Segundo especialistas, falar ajuda a manter a boca limpa, pois contribui para a produção de saliva, principal inimiga das bactérias da bucais.

Beba mais água na época da TPM
Segundo uma pesquisa feita pela Unicamp, alterações hormonais comuns na época da menstruação favorecem o surgimento de inflamações gengivais. Por isso, o estudo recomenda beber mais água do que o comum cinco dias antes da menstruação até o seu fim para incentivar a produção de saliva e manter a boca sempre limpa. Reforçar a higiene bucal nessa época também é importante.

Beije muito na boca
Beijar na boca faz bem para a saúde de uma forma geral. Até livros já foram escritos sobre o tema. No livro: “Beijos: tudo o que você precisa saber sobre os prazeres da vida”, a autora Andréa Demirjian revela os inúmeros benefícios do beijo,entre eles, o estímulo a salivação e seu auxílio no combate as cáries.


Talvez você também goste