Comportamento

Aprenda a se prevenir das crises alérgicas no frio e em dias secos




Com o inverno, as crises respiratórias aumentam muito. É comum nessa época do ano os hospitais ficarem cheios. Segundo a Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia (SBAI), 30% da população sofre com algum tipo de alergia.

Para que toda família passe bem a época do frio é possível adotar algumas medidas simples que podem melhorar muito a qualidade de vida dos alérgicos. Na maioria dos casos, os ácaros presentes em ambientes empoeirados são suficientes para iniciar o problema. Varrer apenas não resolve o problema, pois a poeira fica suspensa no ar.

Na batalha contra os causadores de alergia, esterilizadores de ar são excelentes aliados, além dos desumidificadores, tintas e aparelhos antimofo. A tecnologia utilizada nos esterilizadores de ar permite a redução de até 99% dos microorganismos presentes no ambiente.

No Brasil, o parelho que está no mercado há 33 anos e ainda funciona perfeitamente é o esterilizador Sterilair. Ele foi aprovado por instituições como a Fundação Oswaldo Cruz, a USP (Universidade de São Paulo) e o Instituto Pasteur, o aparelho foi bem recebido no mercado e já vendeu mais de 2 milhões de unidades.

“Limpar as impurezas do ambiente é de extrema importância, mas fazer aquela manutenção regular é essencial. É possível deixar o aparelho ligado durante horas e dias, pois ele irá eliminar quase 99% das impurezas do ar, prevenindo problemas respiratórios, rinite, sinusite, alergias, poeira, mofo, etc”, complementa a vice-presidente da Sterilair no Brasil, Mitiko Ogura.

Para manter-se saudável o corpo humano possui um sistema de alerta que é acionado sempre que algum agente estranho tenta penetrá-lo. Desta forma, quando o vírus da gripe entra em contato com o organismo ocorre à chamada resposta imune, ou seja, os anticorpos entram em ação para evitar que a doença se instale.

Já nos alérgicos o sistema imunológico é muito mais sensível que o normal e, por isso, substâncias inofensivas à saúde como o pólen das flores e os animais também podem desencadear uma resposta imune, pois o corpo acredita que algum agente estranho está tentando penetrá-lo. As matérias que ocasionam as crises alérgicas como mofo, ácaro, pólen, medicamentos ou alimentos, são denominadas de alérgenos.

Quando uma pessoa alérgica entra em contato com seu respectivo alérgeno surgem os primeiros sintomas como a famosa coriza, tosse, lacrimejamento, irritação na pele e, assim por diante. Para evitar as crises alérgicas, é preciso procurar um médico e seguir corretamente as orientações dele, mas para quem já quer começar a se prevenir é indicado à utilização de purificadores de ar, manter o ambiente sempre limpo e arejado.


Outras dicas:

– Troque a roupa de cama semanalmente;

– Antes de usar aquele casaco de inverno (guardado há meses) coloque-o no sol;

– Cubra travesseiros e colchões com capas antiácaros;

– Evite travesseiros e edredons de penas;

– Evite cortinas, carpetes, tapetes, livros empoeirados e bichos de pelúcia;

– Não fume e evite ficar próximo a fumaça do cigarro;

– Ventiladores e aparelhos de ar-condicionado devem ser limpos regularmente.

Continua após a publicidade..