25°C 19°C

São Paulo, SP

24°C 19°C

Curitiba, PR

31°C 18°C

Belo Horizonte, MG

35°C 23°C

Rio de Janeiro, RJ

30°C 19°C

Porto Alegre, RS

33°C 24°C

Salvador, BA

Sexta-feira, 24 de Junho de 2016 - 17h00

Como identificar uma loja virtual segura?

Publieditorial

 

Cada vez mais as pessoas procuram por produtos na internet, sejam porque eles têm um valor mais acessível do que os da loja física ou mesmo pelas facilidades de pagamento, tais como: parcelamento, desconto ou até pelo frete gratuito. No entanto, existem as fraudes na web que prejudicam e despertam medo aos consumidores. Por isso, faz-se necessário alguns cuidados na hora de fazer compras pelo e-commerce.

 

Confira a seguir, seis dicas para evitar golpes online e consiga identificar uma loja virtual segura:

 

LEIA MAIS

+ Quais são os tipos de vírus de computador?
+ Veja como identificar se um site é confiável para navegar
+ Três dicas para não ter medo de ter informações pessoais na internet

 

1. Faça o detetive

Antes de realizar suas compras, verifique se a loja tem CNPJ, telefone e e-mail para contato. É importante ficar atento também à terminação do endereço eletrônico, já que será menos confiável, se não tiver o nome da empresa. Por exemplo: [email protected] é melhor de que [email protected]

 

2. Ajuda da Receita Federal

Pelo site da Receita Federal é possível verificar o CNPJ, nome, data de abertura e atividade da empresa. As lojas que tiverem data de início recentes, só serão consideradas suspeitas, se forem abertas próximas a eventos especiais, como Natal, Black Friday e Ano Novo, por exemplo.

 

3. Certificação 

Cuidado com as ofertas recebidas por e-mail. Digite o endereço da loja e verifique se a promoção é verdadeira. Outra forma para saber se a empresa é real é fazer buscas pela web, observar se existem comentários nas redes sociais e se tem registro na e-bit, canal especializado em prestar informações sobre o setor de e-commerce e certificações de lojas virtuais.

 

4. Cadeado fechado

Antes de fazer o cadastro em qualquer loja de e-commerce e informar seus dados pessoais para concluir o pagamento, certifique-se de a página é restrita. Para isto, repare se a barra de endereço está em https://. No canto inferior direito da tela, deve ter um cadeado que ao ser clicado mostra o nome da empresa e a validade do certificado de segurança.

 

5. Selos de segurança

Fique atento também aos selos de segurança, porque há clonagem deles. Para ter certeza de que não são falsos, clique sobre eles e verifique se aparece uma janela de validação, em caso positivo, confirme as informações que aparecem no site da empresa que faz o gerenciamento da página e coloca os produtos e/ou serviços à venda.

 

6. Sistema interno de segurança

Verifique se as lojas têm sistemas de segurança interno, no caso, se elas oferecem uma plataforma de pagamento que possibilite o uso de débito em conta, cartão de crédito e boleto bancário protegidos por criptografia - normalmente, elas notificam isso na própria página, na hora que for efetuar a compra do item desejado. 

 

Gostou da matéria? Siga a McAfee no Twitter e fique sempre por dentro das dicas de segurança digital

 

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças on-line mais recentes. Para mais informações, acesse o site: http://www.mcafee.com/br.


publicidade:

publicidade:

publicidade: