Ciência & Tecnologia

Sites e aplicativos ajudam a avaliar candidatos




Por Lucas Agrela


As eleições municipais acontecem no próximo domingo em todo o País. Você já escolheu seu candidato ou acha que os políticos são todos iguais? Alguns sites e aplicativos reúnem informações para ajudar a escolher em quem votar para administrar a sua cidade.

O portal Repolítica oferece um teste bastante simples que mostra qual candidato tem ideias mais parecidas com as suas. A recomendação é feita com base em dados do portal Transparência, do Tribunal Superior Eleitoral e também pela opinião do público, uma modalidade de reunião de informações conhecida como crowdsourcing. Para usar o serviço do site, basta criar uma conta gratuita e clicar em “Teste de Candidato”.

Candidatos

A popularização de aplicativos para celular com informações sobre candidatos são a novidade desta eleição. O gratuito “Candidatos” mostra dados sobre os candidatos a prefeito e vereador em todo o país, como partido, grau de instrução, idade e coligação política.

Basta escolher a sua cidade e a lista de candidatos será exibida. O aplicativo funciona em celulares e tablets com sistema Android 2.0 ou superior. Baixe o app aqui.

IBOPE

Disponível para Android e iOS, o app IBOPE mostra quem está na frente das pesquisas eleitorais mais recentes, além exibir a evolução do candidato nos últimos levantamentos. O app traz também notícias com análises dos resultados realizadas pela equipe do IBOPE Inteligência,
além de links para participar de pesquisas sobre outros temas. Faça o download do aplicativo neste link.

É claro que esses apps e sites apenas auxiliam na escolha do candidato. É essencial acessar portais oficiais para ler e avaliar propostas de governo e então votar em quem você considera ser o melhor prefeito e vereador para a sua cidade.

Continua após a publicidade..