29°C 17°C

São Paulo, SP

28°C 14°C

Curitiba, PR

26°C 18°C

Belo Horizonte, MG

31°C 15°C

Rio de Janeiro, RJ

31°C 16°C

Porto Alegre, RS

32°C 23°C

Salvador, BA

Segunda-feira, 24 de Agosto de 2015 - 17h32

Transforme o seu PC antigo em um videogame

Redação Mundo Positivo

 

Tem um computador velhinho em casa e não sabe o que fazer com ele? Aprenda como transformar o seu PC ou notebook em um “video game” super bacana. 

 

Para quem gosta de jogos antigos, essa é uma super dicas. Você poderá jogar jogos de vídeogames clássicos como Atari, Super Nitendo, e Mega Drive, entre muitos outros. Para fazer isso, basta seguir o passo-a-passo, ligar o "videogame" e jogar bastante!

 

 

1. Compre um cabo de vídeo

 

O primeiro passo é checar qual entrada de vídeo está disponível em seu computador e em sua televisão. As TVs de alta definição podem ter portas VGA, DVI ou HDMI. As conexões VGA fornecem um sinal analógico, já as entradas de DVI e HDMI têm um sinal digital. As máquinas mais antigas não costumam ter  de maior qualidade. A maioria dos PCs mais antigos possuem apenas entradas/saídas para VGA, e se a sua TV não tem essa opção, há cabos que fazem a adaptação de VGA para outros tipos de entradas. 

 

Dica: TVs muito grandes distorcem a tela do jogo, então o ideal é diminuir a tela, se puder!


 

2. Compre um controle genérico de videogame para o Computador

Procure em uma loja um controle de videogame com entrada para computadores e notebooks, assim fica mais divertido brincar com seus games antigos. 

 

3. Prepare o seu Windows para os jogos

Esse tutorial é para as máquinas que rodam o Windows. O primeiro passo é desabilitar os programas que iniciam com o sistema operacional. O Soluto é o programa indicado para "varrer" sua máquina dos programas que abrem junto com o Windows. Desabilite esses programas e deixe apenas o que é necessário para que o computador funcione. Depois, faça uma limpeza de registro e desfragmentação de disco, isso também deixa o PC mais rápido. A ideia é tirar tudo o que você não vai usar do PC.  

 

LEIA MAIS

+ Confira matérias sobre games no Mundo Positivo 

+ Jogue online no Mundo Positivo




4. Atualize seus drivers de vídeo

Procure pelas atualizações dos drivers nos sites oficiais das fabricantes.  Tanto a AMD quanto a NVIDIA oferecem essas tualizações em suas páginas oficiais. 

 5. Baixe o emulador 

O Libreretro lançou um projeto inacreditável que junta vários consoles em um único emulador, o RetroArch! O programa emula jogos de vários consoles, como Playstation, Atari, Nintendo 64, Mega Drive, Master System, entre muitos outros. 

 

Antes de fazer o download do RetroArch, verifique se o seu sistema operacional é o Windows 64 bits. Para isso, clique no botão "windows" do seu PC. Depois vá em Computador e clique com o botão direito. Em seguida, escola Propriedades e veja qual é a versão do seu sistema operacional. 

 

 

Agora baixe a versão certa do RetroArch no seu pc. Deixe ele no C:/ do computador. Ele irá rodar os roms (os jogos em formato de arquivo) que você tiver em sua máquina. 

 

6. Deixe o antívirus na sua máquina!

Essa é uma dica amiga, antivírus é sempre bom, mesmo depois de "transformar" o seu PC em um vídeogame!



.....

Esse tutorial é avançado, então se você não entende muito de computadores é melhor pedir ajuda para quem entende! Bom jogo! :)

publicidade:

Mais em Games

publicidade:

publicidade: