Mundo Tech

Competição de robótica homenageará aniversário de 50 anos da Apollo 11




Para comemorar os 50 anos da missão Apollo 11, que levou a humanidade pela primeira vez à superfície da Lua em julho de 1969, a edição de 2019 da FIRST Robotics Competition vai simular uma viagem ao nosso satélite natural com o tema “Destination: Deep Space”.

Alunos do Colégio Província de São Pedro, no Rio Grande do Sul, já estão no processo de montagem do protótipo do robô, que precisa ter comandos automáticos, mobilidade e atributos variados que garantam sua sobrevivência em outro mundo além da Terra. A equipe vai se apresentar na etapa regional em Nova Iorque entre os dias 21 e 23 de março.

O professor de robótica do colégio, Vitor Barbieri, explica que, com a competição, está conseguindo familiarizar os alunos em fundamentos como mecânica, elétrica, programação e também em conceitos de caráter social, já que a equipe precisa conviver e trabalhar harmoniosamente em conjunto, mesmo contendo alunos de diferentes séries e turmas. “Outro ponto importante é que, de alguma forma, atuar no projeto faz com que todos tenham uma vivência significativa para, futuramente, seguir o caminho da engenharia ou da ciência da computação se desejarem”, ressalta o professor.

O robô deve estar pronto até o dia 19 de fevereiro, e a FIRST é a maior competição internacional de robótica na área da educação. A equipe gaúcha já participou de 20 eventos, conquistando o prêmio principal da competição em 2001, 2002, 2010 e 2013.

A maquete simula o campo de jogo e foi produzida com impressoras 3D (Foto: Vítor Figueiró)

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..