34°C 20°C

São Paulo, SP

30°C 17°C

Curitiba, PR

32°C 21°C

Belo Horizonte, MG

37°C 22°C

Rio de Janeiro, RJ

36°C 23°C

Porto Alegre, RS

32°C 23°C

Salvador, BA

Segunda-feira, 30 de Maio de 2016 - 15h38

Golpe no WhatsApp se disfarça de cupom de descontos do Burger King

Redação Mundo Positivo

 

Um novo golpe que está circulando pelo WhatsApp e atrai vítimas com a promessa de um desconto de R$ 50 nas lojas do Burger King. O usuário do aplicativo recebe um cupom que pede para que a vítima a forneça seus dados e propagar a mensagem entre seus amigos do aplicativo. Mas ao se cadastrar, o usuário acaba permitindo que o app assine serviços de mensagens pagos sem que ele perceba.

 

Golpes como este são conhecidos na web como phishing. Quando a pessoa recebe mensagens com o links de promoções ou descontos. Ao acessar o link, o usuário é levado à páginas com questionários, nos quais fornece dados importantes. Esses dados são usados para aplicar golpes nas vítimas. 

 

No caso do golpe usando a marca do Burger King, após clicar no link, o usuário é levado ao questionário.  

 

Em seguida, o site informa ao usuário que, para retirar o cupom, é necessário ainda enviar o link para outros 10 amigos ou 3 grupos do WhatsApp. É nesse momento que a vítima se torna propagadora do golpe:

 

LEIA MAIS

Três dicas para não ter medo de ter informações pessoais na internet

Renove seu guarda-roupas na web com segurança

Seis dicas para evitar problemas e sustos online

 

  

Mesmo após essa etapa, o golpe ainda não acaba. Em seguida, como último passo, o usuário ainda é levado a confirmar alguns dados seus. Uma mensagem que diz que a oferta só é válida pelos próximos 225 segundos ajuda a dar sensação de urgência ao golpe. No entanto, ao fim do processo, o golpe informa que o usuário não conseguiu ganhar o cupom:

 

 

Ameaças envolvendo vouchers falsos está se tornado cada vez mais comum. Para se proteger contra ameaças desse tipo, é preciso que os usuários não instalem aplicativos de locais não-oficiais, não compartilhem mensagens de origem suspeita ou duvidosa, não cliquem em links que utilizem linguagem estranha, outro idioma ou incomum, e evitem ao máximo compartilhar informações pessoais com aplicativos (fazendo-o apenas se confiarem plenamente no app).

 

Para manter o telefone sempre protegido, é necessário que o usuário utilize algum tipo de antivirus no smartphone.

publicidade:

publicidade:

publicidade: