Ciência & Tecnologia

Saiba como preservar a sua identidade em apps de relacionamento




Aplicativos de namoro estão na moda. Tinder, Par Perfeito, Happn, Badoo e Pof, entre vários outros, são os preferidos não só dos mais jovens, mas também para quem está dando chance ao amor mais uma vez. O perfil de quem usa esses aplicativos é bastante diversificado, isso reflete no tamanho da popularidades dos apps.

Só no Brasil, mas de 10 milhões de pessoas tem ao menos um perfil em um aplicativo de namoro. Entre curiosos e apaixonados, esse sucesso todo atrai também fraudadores, que se aproveitam das falhas de segurança para roubar informações sobre os usuários.

O roubo de identidade tem sido uma prática comum na internet. O objetivo é usar as informações obtidas para abrir cadastros em lojas, fazer transações bancárias e até extorquir as vítimas.

Os golpes online atingem muitas pessoas, e é importante conhecer como que isso pode afetar a sua vida. Para evitar o roubo de identidade, é preciso, em primeiro lugar, ficar bastante atento com a maneira que você usa as redes sociais, vê e-mails ou acessa os sites de comércio eletrônico.

Confira cinco dicas para não cair em um golpe nos aplicativos de relacionamento:

1. Cuidado com suas fotos

Muitos aplicativos sugerem que para ter sucesso nos encontros, é preciso apostar nas fotos. Alguns incluem até que compartilhem fotos do Instagram. É claro que para conseguir chamar a atenção de alguém nos apps de namoro, é preciso publicar uma boa imagem. Mas o problema é que muita gente se expõe demais, deixando algumas informações pessoais escapar.

Por meio de uma foto, é possível saber quais são os seus hobbies, locais que você visitou e até qual cidade ou bairro aonde mora. Além disso, é possível “roubar” as fotografias para construir perfis falsos por aí. A dica é não exagerar nas fotografias, e deixar escapar o mínimo de dados possíveis.

2. Informações pessoais

Nome completo, local de trabalho, cidade de nascimento, aniversários, todos esses dados podem ser usados a favor dos golpistas, que utilizam as informações pessoais das vítimas para completar cadastros e até fazer transações bancárias. Ao preencher um perfil nesses aplicativos, é preciso preservar ao máximo o que será exposto para as outras pessoas.

É preciso também ter cautela com o que é dito para outras pessoas. Alguns cibercriminosos são especializados em conseguir informações nesses tipos de aplicativos. Por tanto, haja sempre com segurança.

3. Pesquise

Gostou de alguém? Então antes de investir em um relacionamento, procure saber mais sobre a pessoa. Tem gente que usa perfis falsos pra engarnar usuários desses aplicativos.

LEIA MAIS

+ Vírus, malwares e spywares: saiba como se livrar deles

+ Cinco sinais de que seu celular está com vírus

+ Proteja seu pendrive de vírus e roubos

4. Marcar encontro

Marque encontros somente em lugares públicos. Essa é uma dica de segurança que pode evitar outros tipos de crimes. Os primeiros encontros devem ser sempre em lugares neutros, e que não revelem muitas informações sobre você. Cuidado também na hora de passar o cartão de crédito para que ele não seja clonado.

5. Informações bancárias

Nunca passe informações bancárias por aplicativos. Se o app for pago, tenha certeza de que não se trata de um aplicativo falso. Apps falsos são usados por criminosos para “pescar” informações e realizar transações bancárias.

Gostou da matéria? Siga a McAfee no Twitter e fique sempre por dentro das dicas de segurança digital.

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças on-line mais recentes. Para mais informações, acesse o site http://www.mcafee.com/br e fique atento às dicas de segurança na internet no Mundo Positivo.

Continua após a publicidade..