Ciência & Tecnologia

Aprenda a guardar e proteger seus arquivos em nuvem




Fácil, prático e seguro. Guardar arquivos na web é mais do que uma tendência, é exatamente o que precisavamos para suprir a necessidade de ter mais espaço para os arquivos e rapidez ao acessá-los.

Serviços de armazenamento em nuvem como o Dropbox, Google Drive e SkyDrive funcionam como pen drives virtuais com grande capacidade de guardar arquivos. Com isso, você pode conectá-los e manuseá-los em qualquer outro dispositivo com acesso a internet, e ainda compartilhá-los com quem você quiser. Mas afinal, essa grande maravilha da tecnologia é realmente segura?

Apesar de todos os benefícios, os serviços de armazenamento em nuvem naõ são perfeitos e podem deixar sua informação em risco se você não tomar cuidado. Assim como um pen drive comum, a nuvem pode sofrer ataques de cibercriminosos que, além de roubarem arquivos, podem causar outros problemas.

Conheça as principais dicas de segurança para usar guardar e proteger seus arquivos em nuvem:

Utilize senhas fortes

A fórmula aqui é simples: quando mais difícil a senha, melhor. Para manter seus arquivos em segurança, é necessário investir em um tempinho para criar senhas mais fortes. Por isso, as senhas devem combinar letras, números e símbolos de uma forma incomum. Nada de colocar senhas como 123456, ou datas de nascimento e nome de parentes. Esse tipo de senha é um convite à fraudes virtuais. Uma outra dica é usar caracteres especiais, como @#$, entre outros.

Nunca salve suas senhas

Ao salvar sua senha automaticamente, você está correndo o sério risco de alguém acessar sua conta de nuvem. Isso, porque é comum as pessoas esquecerem os serviços “abertos” e acabarem dando passe-livre para usuários mal intencionados. Sempre que usar computadores de lugares públicos, não se esqueça de “sair” de serviços, como: e-mails e as nuvens virtuais.

LEIA MAIS
+ Conheça o pendrive ‘assassino’ que frita computador

+ O que é phishing? Saiba como se proteger dos criminosos online

+ O que fazer quando a sua senha de e-mail for roubada?

Navegue com cuidado

Armazene seus dados em sites seguros e conhecidos. Faça uma busca nos sites de pesquisa procurando informações sobre serviços em nuvem.

Fique longe de vírus

Outro item importante para manter os seus dados seguros é o antivírus. Os programas de seguranças são capazes de identificar softwares maliciosos que infectam o computador com o objetivo de roubar senhas e outros tipos de informação.

Faça uma cópia de segurança

As nuvens são confiáveis, mas é sempre bom fazer um backup de todos os seus arquivos. É muito frustrante perder alguns ou todos os arquivos por bobeira.

Não guarde documentos pessoais ou confidenciais

Por causa dos perigos de acesso não autorizado, é melhor evitar guardar documentos importantes.

Gostou da matéria? Siga a McAfee no Twitter e fique sempre por dentro das dicas de segurança digital.

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças on-line mais recentes. Para mais informações, acesse o site http://www.mcafee.com/br

Continua após a publicidade..