31°C 18°C

São Paulo, SP

27°C 15°C

Curitiba, PR

29°C 18°C

Belo Horizonte, MG

34°C 17°C

Rio de Janeiro, RJ

27°C 17°C

Porto Alegre, RS

29°C 22°C

Salvador, BA

Sexta-feira, 23 de Setembro de 2016 - 16h21

O que são 'drive-by download' e 'watering hole'

Publieditorial

Foto: Reprodução/Mundo Positivo

 

Todos os dias cibercriminosos inventam novas maneiras de praticar crimes online. Seja por e-mail, redes sociais, acessos bancários ou até mesmo pelo WhatsApp, é cada vez mais comum usuários caírem em golpes muito bem elaborados por esses hackers. Além de roubarem informações pessoais, eles conseguem infectar por meio de vírus e programas maliciosos, os computadores e dispositvos móveis. Por isso, é fundamental saber reconhecer um golpe na internet quando ele aparece. Afinal, prevenir ainda é a melhor opção.

 

Você já aprendeu que pharming é um dos golpes online mais usado para coletar informações valiosas de usuários, na tentativa de fraudar operações financeiras ou de usá-las para roubar a identidade do internauta. Também já explicamos que os adwares são programas que minam o computador de propagandas indesejadas e podem facilitar a prática do phishing – roubo de informações por meio de websites falsos.

 

LEIA MAIS

+ Quais são os tipos de vírus de computador?
+ Os 10 maiores mitos sobre vírus de computador
+ O que é phishing? Saiba como se proteger dos criminosos online
+ Como fazer pagamentos e transferências online sem correr riscos

 

Outra praga digital bastante perigosa que os usuários precisam se preocupar são os ransomwares. Conhecidos como vírus de resgate, eles instalam-se nos computadores e notebooks sem aviso prévio e dão aos cibercriminosos a oportunidade de eles bloquearem as máquinas de um local remoto para sequestrarem dados quase irrecuperáveis. Este processo chama-se criptografia de informações. Em troca do desbloqueio, os hackers pedem recompensas em dinheiro, porém nem sempre eles são honestos o suficiente a ponto de devolverem o que roubam.

 

Foto: Reprodução/Mundo Positivo

 

Novos perigos online 

Além dos golpes online já mencionados, existem outros dois que têm tirado o sono dos internautas. Um deles chama-se: drive-by download. Trata-se de um nome genérico dado a qualquer página de internet maliciosa que tenta instalar programas mal-intencionados sem a autorização de quem à visita.

 

De acordo com informações do portal G1, isso normalmente acontece por causa de instabilidades e vulnerabilidades de segurança no navegador usado (Chrome, Mozila Firefox, Internet Explorer e Safari) que são explorados por kits de ataque (códigos criados por hackers para serem usados nos navegadores a fim de criar páginas maliciosas).

 

O outro golpe é o watering hole, o qual possui ligação direta com o drive-by download. Ele é usado para que os invasores ataquem algum site o qual sabem que o alvo em questão irá acessar. Para isso, um código é instalado no navegador e usado como uma espécie de programa espião. Normalmente, ele é usado para golpes sofisticados, no caso, para atacar empresas de grande porte. 

 

Antivírus

Para que o seu computador não seja invadido por um hacker ou por um vírus, é importante ter sempre um programa de antivírus instalado na máquina. Entretanto, é preciso mantê-lo sempre ativo quando iniciar o PC, notebook, tablet ou for usar o aparelho celular. Logo, faça sempre uma varredura e fique atento ao que acontece no seu PC.

 

Gostou da matéria? Siga a McAfee no Twitter e fique sempre por dentro das dicas de segurança digital

 

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças online mais recentes. Para mais informações, acesse o site: http://www.mcafee.com/br.


publicidade:

publicidade:

publicidade: