Campeonato Brasileiro

CBF pede, e Fifa pune clubes que não liberaram jogadores do Brasil para as Eliminatórias

Publicidade



Os cinco clubes da Inglaterra, além do Zenit, da Rússia, que vetaram os jogadores convocados pela Seleção Brasileira para as Eliminatórias da Copa do Mundo foram notificados e punidos pela Fifa. Conforme o ge, todos esses seis times serão impedidos de utilizar os jogadores vetados por mais cinco dias após o término da Data Fifa – ou seja, até a próxima terça-feira, 14.

Com a decisão, Chelsea, Liverpool, Manchester City, Manchester United e Leeds United não poderão utilizar os brasileiros na próxima rodada da Premier League – e, em alguns casos, na estreia da fase de grupos da Champions League. A punição proíbe que os clubes escalem os jogadores entre os dias 10 e 14 de setembro.

CBF pede, e Fifa pune clubes que não liberaram jogadores do Brasil para as Eliminatórias - 1
Firmino, Alisson e Fabinho desfalcaram o Liverpool no final de semana. ] | Pool/Getty Images

Vale recordar que os brasileiros barrados pelos times da Inglaterra foram: Alisson, Fabinho e Roberto Firmino (Liverpool); Ederson e Gabriel Jesus (Manchester City); Thiago Silva (Chelsea), Fred (Manchester United); e Raphinha (Leeds United). Além de Claudinho e Malcom, do Zenit, da Rússia.

Os clubes que mais saíram “prejudicados” com essa punição foram o Manchester United, o Chelsea e o Zenit, que vão ficar sem os seus jogadores para a Champions League.

Conforme a fonte citada, a Fifa não entende a medida como uma ‘punição’, mas, sim, como a execução do que prevê o regulamento da entidade: os times são obrigados a liberar os jogadores chamados por seus respectivos países para as Datas Fifa. Há, no entanto, um detalhe: a federação só age se as confederações nacionais de futebol pedirem, assim como fez a CBF.

CBF pede, e Fifa pune clubes que não liberaram jogadores do Brasil para as Eliminatórias - 2
Thiago Silva vai desfalcar o Chelsea na Premier League e na Champions League. | Michael Regan/Getty Images

Após o veto das equipes da Inglaterra, que decidiram não liberar seus jogadores sul-americanos por conta da região estar na “lista vermelho” da Covid-19 do Governo do Reino Unido – o que faria com que esses atletas precisassem passar por quarentena de dez dias no retorno para a Europa –, a CBF acionou a Fifa e exigiu o cumprimento do regulamento.

Como visto acima, o Everton, também da Premier League, e que é detém o passe de Richarlison, não foi punido pela Fifa. Isto porque, a CBF tem uma boa relação com o clube e não pediu para a entidade puni-lo.

Quer saber como se prevenir do coronavírus? #FiqueEmCasa e clique ​aqui.

Fonte: 90min