No mundo do futebol, boa parte das relações existentes transita entre amor e ódio com frequência: em um dia, determinado jogador ou treinador é alçado ao posto de ídolo, status que pode sumir no dia seguinte, caso as coisas não transcorram da forma como o torcedor espera. Abel Ferreira, campeão de tudo pelo Palmeiras em 2020, não escapa dessa lógica.

Na noite desta quarta-feira (17), o treinador esteve “no olho do furacão” junto ao torcedor alviverde por conta de uma atitude questionável durante o Choque-Rei do Allianz Parque: sua equipe perdia para o São Paulo por 2 a 0 quando, minutos antes do apito final, Abel Ferreira se retirou do campo rumo aos vestiários. Em coletiva concedida após o clássico, o luso se justificou:
Como dizem aqui, estou pendurado. Se falei bem da arbitragem no último jogo, hoje saí de campo para não levar amarelo. Saí para não ser expulso ou levar amarelo, e para estar com os jogadores no próximo jogoAbel, em coletiva pós-jogo
A justificativa dada pelo treinador, no entanto, não convenceu a torcida alviverde. Nas redes sociais, não foram poucos os palestrinos enfurecidos com a atitude do comandante luso:
Abel foi expulso ???
Ou abandonou o barco ????
Que líder e esse que deixa seu time perdendo e vai embora ?
Um capitão que abandona o barco na primeira tempestade ??
— Levisep1914 (@cassiano_levi) November 18, 2021
Abel Ferreira disse que saiu do campo para não levar amarelo e não “desfalcar” o time no próximo jogo.
Abel, aqui você foi mal demais. Como líder, teria que se segurar pra não tomar o cartão.
Se o lema é: Estamos todos juntos…
Largar os caras na ruim, não é coerente.
— Bruno Massa (@brunomassa) November 18, 2021
Errar em escalação deixa o torcedor puto e ele perdoa no próximo jogo, mas abandonar a equipe antes do apito final é desprezível e covarde. Abel sempre elogiou a torcida por cantar 90 minutos independente do resultado, mas ele mesmo não conseguiu ficar ao lado do time ??♀️
— ???? (@GabiVigor) November 18, 2021
O Abel cobrou a torcida do Palmeiras lembram?
Cobrou apoio, e demos apoio.
E ele nos apunhalou hoje.
1° time reserva num dos clássicos mais importantes do ano.
2° Luiz Adriano titular e capitão..
3° abandonou o time antes mesmo dos acréscimos.Ele ama uma crise, impressionante
— luan ⓟ FORA GALLINHOTTE (@luxneloi) November 18, 2021
Derrotado no Choque-Rei, o Palmeiras estacionou na terceira colocação do Brasileirão com 58 pontos conquistados. Seu próximo compromisso está programado para sábado (20), quando visita a Arena Castelão para encarar o Fortaleza.
Fonte: 90min