O Instagram começou a fazer testes com um novo recurso para aprimorar a interatividade nos Stories da plataforma. Trata-se de uma figurinha interativa de reação aos vídeos para expressar emoções em relação ao vídeo exibido na tela. Alguns prints de tela foram compartilhados pelo leaker e desenvolvedor Alessandro Paluzzi com mais detalhes sobre o experimento.
- Instagram inaugura figurinha de Enquete com até 4 alternativas
- Instagram vai permitir que perfis anunciem lives agendadas
A novidade é bem parecida com a opção de adicionar emojis que existe desde sempre, mas com um diferencial importante: as pessoas podem interagir com eles. Não está claro como deve funcionar, mas lembra bastante o conceito da barrinha de arrastar para o lado — porém você apenas precisará tocar no emoji para reagir.
#Instagram is working on a new sticker: “😍 Reaction” 👀 pic.twitter.com/r8hiPNX1Bz
–
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/
–— Alessandro Paluzzi (@alex193a) January 10, 2022
Os emojis interativos devem ser os mesmos que já estão liberados por lá, mas podem facilitar a comunicação com os seguidores e aumentar o engajamento do influenciador. Como ainda está em fase experimental, não dá para saber se vai chegar para testes dos usuários.
Outra possibilidade relacionada seria uma área exclusiva para incentivar o uso. A ideia é facilitar o acesso e a visualização, por isso os stickers interativos devem ficar próximos ao recurso de Perguntas e Enquetes.
#Instagram is working on a section where you can quickly add interactive stickers 👀 pic.twitter.com/wIN6J0llIx
— Alessandro Paluzzi (@alex193a) January 31, 2022
Não está claro se essa localização seria na tela inicial dos Stories, ali na parte de baixo, ou se seria na área de GIFs e outros elementos visuais. Se for o primeiro caso, seria uma bela visibilidade, de fato, pois a região é considerada área nobre do Instagram.
Mais sons nos Reels
Ainda no intuito de fortalecer a produção de conteúdo dos vídeos curtos, os desenvolvedores do Insta adicionaram vários novos efeitos sonoros. A ideia é abrir mais possibilidade para criação de materiais criativos com sons de risada maligna, grilos, aplausos, cabras e campanhas, por exemplo.
A novidade foi compartilhada pelo músico Jonah Manzano e mostra que o próprio app notificou usuários da novidade. Lá no ícone de nota musical, uma mensagem do Instagram diz que foram incluídas ferramentas de áudio, controles de volume e efeitos sonoros.
(NEW) Sound effects on Instagram reels like such as goat, applause, fart and more @MattNavarra pic.twitter.com/6Ei4kiTsoB
— Jonah Manzano (@jonah_manzano) January 31, 2022
Como de costume, nem todos terão essas ferramentas adicionadas imediatamente. É possível que o Instagram faça uma liberação gradual ou restrinja o recurso a um grupo de usuários — provavelmente, pessoas que utilizam com frequência.
Os efeitos sonoros surgiram pela primeira vez no TikTok e fazem muito sucesso por lá. Agora, a rede social de Adam Mosseri parece ter copiado o conceito para também oferecer essas ferramentas para os seus usuários.
Trending no Canaltech:
- Máscara PFF2 ou N95: você pode estar usando errado
- Por que a Lua está se afastando da Terra?
- Mais de 400 aplicativos de Android servem de esconderijo para agente malicioso
- iPhone 11 ou iPhone 13? O que muda de um para outro?
- Homem passa 80 dias comendo carne crua e registra experimento no Instagram
Fonte: Canaltech